Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Mundo

Macron apoia proposta de Lula para realização da COP-30 na Amazônia

Líder francês respaldou a sugestão do petista para que Conferência do Clima de 2025 ocorra no Brasil

Macron apoia proposta de Lula para realização da COP-30 na Amazônia

Lula e Macron se encontraram em 2021 para falar de temas relacionados ao clima (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

FRANÇA – O presidente francês, Emmanuel Macron, que está participando, nesta quinta-feira (17), da cúpula do G-20 (Grupo das 20 maiores economias do mundo) em Bali, na Indonésia, disse que apoia a proposta do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de realizar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) de 2025 na Amazônia.

“A França é uma potência indo-pacífica e uma potência amazônica. A maior fronteira externa da França e da Europa é a fronteira de nossa Guiana com o Brasil. Apoio o retorno do Brasil a uma estratégia amazônica. Precisamos disso”, afirmou Macron.

Leia mais: Lula garante que trabalhará para que Brasil, com Amazônia, seja sede da COP-30

O presidente eleito do Brasil garantiu em discurso, na última quarta-feira (16), que trabalhará para que o Brasil seja sede da 30ª COP, em 2025:

“Pode estar certo que vou falar com o secretariado da COP pra fazer a COP no Brasil, na Amazônia”, afirmou Lula, em resposta ao pedido feito minutos antes pelo governador do Pará, Helder Barbalho, para que o País seja a sede da COP-30, em 2025.

Macron e Lula se encontraram em 2021 para falar de temas relacionados ao clima, quando o petista ainda não estava em campanha para a presidência. No fim do pleito deste ano, o presidente francês ligou para Lula para parabenizar o petista pelo terceiro mandato como presidente eleito do Brasil.

(*) Com informações da Agência Estado