Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Brasil

Mãe é presa por abandonar filha de 5 anos, com fome, para ir ao bar

Já havia registro de maus-tratos contra a mãe, que passará por audiência de custódia

Mãe é presa por abandonar filha de 5 anos, com fome, para ir ao bar

(Foto: Reprodução/ Banco de Imagem Freepik)

SÃO PAULO – Uma mulher de 38 anos foi presa nessa quinta-feira (20), na cidade de Campinas, por abandono de incapaz, após deixar a filha de 5 anos sozinha durante a noite para ir ao bar. 

Após denúncia, a menina foi encontrada com fome e sede, sozinha dentro do apartamento onde morava. A mãe apareceu em seguida, apresentando sinais de embriaguez, e foi levada à delegacia.

Segundo o boletim de ocorrência, a mãe alegou versões diferentes do que teria acontecido. Em um primeiro momento, ela teria saído de casa pela madrugada para beber, mas depois disse que havia deixado a menina por pouco tempo e que teria ido apenas buscar uma cerveja.

Leia mais: Pai abandona filho de 7 anos em porta de padaria

Testemunhas afirmam que a criança ficou sozinha e sem comida por muitas horas. A polícia conseguiu entrar no apartamento com a ajuda de uma vizinha. A mulher alegou ser uma boa mãe afirmando estar passando por momentos difíceis como o desemprego, além de enfrentar problemas com o álcool.

O delegado que registrou o caso confirmou ao G1 que já havia registro de um boletim de ocorrência por maus-tratos contra a mulher. Foi determinada uma fiança de R$ 1,2 mil, mas a mãe alegou não ter condições de fazer o pagamento e permaneceu presa até a audiência de custódia, que deve ocorrer nesta sexta (21). O Conselho Tutelar foi acionado, mas não atendeu a ocorrência, a menina de 5 anos ficou sob os cuidados da avó materna.

Abandono de incapaz

Segundo o Código Penal Brasileiro, abandonar uma pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se de riscos resulta em abandono de incapaz com detenção de seis meses a três anos. Se o abandono resultar em alguma lesão corporal de natureza grave o tempo de reclusão vai de um a cinco anos.

(*) Com informações do G1