Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Mães buscam qualificação profissional para garantir bem-estar dos filhos

Mães buscam acolhimento e direcionamento ao mercado de trabalho com as ações e oficinas do Coletivo Soul do Monte

Mães buscam qualificação profissional para garantir bem-estar dos filhos

Ações do Soul do Monte já garantiram assinatura de contrato para mães da comunidade (Foto: Acervo Soul do Monte)

Manaus (AM) – A busca de qualificação profissional para atrair oportunidades de emprego tem sido a busca de mães que lutam para levar comida à mesa dos filhos. Há muito tempo que o trabalho doméstico não supre necessidades básicas e a dependência financeira de um parceiro também já não satisfaz.

Essa busca por emprego e renda levou várias mães a procurar pelas ações do Coletivo Comunitário Soul do Monte, espaço localizado no Monte das Oliveiras, (zona Norte de Manaus. O projeto foi criado no ano de 2020 para ser um espaço de acolhimento às mães e adolescentes oriundos de famílias que tiveram pessoas vitimadas pela violência decorrente do tráfico de drogas ou apenas necessitadas de um direcionamento para estudar, se empregar e empreender.

Com apoio de parceiros, o coletivo comunitário já desenvolveu ações de formação profissional e encaminhamento ao mercado – ações voltadas às mães das crianças que participam de atividades socioculturais promovidas pelo Soul do Monte. Cursos de informática básica e operadora de caixa já foram ofertados, e as alunas foram encaminhadas para entrevistas de emprego, com isso, tiveram a oportunidade de ter o primeiro emprego de carteira de trabalho.

Informática é um dos cursos ofertados às mães do Soul do Monte (Foto: Acervo Soul do Monte)

Qualificação para o bem-estar dos pequenos

Uma das mães que buscou o apoio do coletivo foi Layla Lima Ferreira. Mãe de um casal de filhos ainda muito pequenos, a dona de casa se apressou a procurar por qualificação que garantisse o bem-estar das crianças assim que estiver pronta para o trabalho externo.

Layla Ferreira (terceira da esq. p/ dir) em visita técnica à rede de supermercados parceira (Foto: Acervo Soul do Monte)

Após curso de operadora de caixa ofertado pelo coletivo Soul do Monte e parceiras, e uma visita técnica a uma rede de supermercados, Layla já se enxerga em um melhor nível de estabilidade e segurança para os filhos. “Imagino que seja uma boa oportunidade, uma vez que vemos uma qualificação para enriquecer não só o currículo como no nosso próprio conhecimento. E com isso abre portas para novas propostas de emprego”, afirma.

Mesmo que ainda seja cedo para encarar o emprego e deixar as crianças em casa, Layla reconhece a importância da iniciativa. “Creio que estar desempregada, sendo mãe, acaba por nos deixar de mãos atadas, pois é mais difícil quando se emprega depois de tanto tempo parada, pois aí tem dificuldade em se ajustar sendo mãe”, ressaltou.

“Apesar de não ter sido empregada, o curso nos proporcionou visita técnica, como uma seleção, e foi proveitoso e enriquecedor para abranger meu conhecimento em uma área que não tinha muita noção”, garante a dona de casa.

Reinserção

Rosinelza Souza Gonçalves, mãe solo de cinco filhos, conseguiu a reinserção no mercado de trabalho após 18 anos e acredita na intervenção do Soul do Monte. “Conheci o coletivo por meio de uma tia. O projeto vem dando oportunidades a várias mães e adolescentes. Com as empresas parceiras, consegui uma vaga de emprego. O Soul do Monte é ótimo no sentido de dar orientações e abrir portas”, disse a operadora de caixa.

De volta ao mercado de trabalho há um ano e meio, Rosinelza também cita a importância do projeto para a formação das crianças da comunidade. “Nossos filhos são beneficiados com as atividades ofertadas. Não só eu como muitas outras mães, só temos a agradecer. A Deus e ao Soul do Monte”, encerrou.

Soul do Monte

Atualmente, o coletivo dispõe de um equipamento social composto por uma sala de aula e um galpão, construídos durante a pandemia graças à parceria com a FAS (Fundação Amazônia Sustentável), e o Global Shapers, explicou Rojefferson Moraes, um dos idealizadores do coletivo e, muitas vezes, vítima da violência periférica e empregos precarizados.

“Nosso principal objetivo é gerar impacto social na vida de mulheres e adolescentes, por meio da promoção de ações artísticas, culturais e educativas, utilizando espaços de aprendizagens formais e não formais a fim de gerar oportunidade de emprego e renda, acesso ao mercado de trabalho, inclusão social, além de potencializar o sentimento de pertencimento e de compromisso com a comunidade”, disse Moraes.

Mães do Soul do Monte e Rojefferson Moraes em entrega de certificados (Foto: Acervo Soul do Monte)

Com sede no bairro Monte das Oliveiras, a organização atuou no enfrentamento à pandemia de Covid-19, por meio de doações de cestas básicas, material de higiene e limpeza, máscaras de proteção e cartão alimentação, atendendo mais de 400 famílias.

LEIA MAIS: