MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

‘Maior cheia dos últimos 100 anos’, alerta governo sobre subida dos rios

As autoridades locais já explicitaram preocupação com a cheia dos rios no Amazonas, nesta quinta-feira (6)
• Publicado em 06 de maio de 2021 – 16:33
Foto níveis de cheia
Foto: Márcio Silva

MANAUS, AM – As autoridades locais já explicitaram preocupação com a cheia dos rios no Amazonas. Nesta quinta-feira (6) Wilson Lima, governador do Amazonas, emitiu um alerta e informou que fenômeno de 2021 será um dos maiores já vistos. O anúncio foi feito durante uma reunião na Sede do Governo do Amazonas, onde foram citadas as ações que o Estado está executando sobre a situação.

“Deve ser a maior enchente em 100 anos, com o pico no final de maio”, citou Wilson Lima. De acordo com o governador, as defesas civis dos municípios estão sendo orientadas sobre as devidas ações para a cheia. Wilson destacou Anamã como preocupação, além dos bairros da capital mais afetados, como a região central.

Leia mais Cem mil famílias atingidas pela cheia no AM recebem auxílio de R$ 300

Cheia histórica

Em 2021, a subida do rio deve superar as medidas registradas pelos órgãos,  o que desperta um alerta para a população. O rio Negro pode chegar a 30,05m nos próximos dias, ultrapassando a maior cheia, registrada em 2012, quando chegou a 29,97. As estimativas da subida do rio foram divulgadas durante o segundo alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na manhã de sexta-feira (30).

A subida do rio deve bater recordes neste ano e superar outras medidas registradas pelos órgãos responsáveis, acendendo um alerta para a população. Segundo os dados divulgados pelo CPRM, a previsão é que a cota mínima seja de 29,50m, porém, pode variar entre 30,00 e a máxima de 30,05m.

(*) Com informações da assessoria

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap