Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

‘Maior cheia dos últimos 100 anos’, alerta governo sobre subida dos rios

As autoridades locais já explicitaram preocupação com a cheia dos rios no Amazonas, nesta quinta-feira (6)

‘Maior cheia dos últimos 100 anos’, alerta governo sobre subida dos rios

Foto: Márcio Silva

MANAUS, AM – As autoridades locais já explicitaram preocupação com a cheia dos rios no Amazonas. Nesta quinta-feira (6) Wilson Lima, governador do Amazonas, emitiu um alerta e informou que fenômeno de 2021 será um dos maiores já vistos. O anúncio foi feito durante uma reunião na Sede do Governo do Amazonas, onde foram citadas as ações que o Estado está executando sobre a situação.

“Deve ser a maior enchente em 100 anos, com o pico no final de maio”, citou Wilson Lima. De acordo com o governador, as defesas civis dos municípios estão sendo orientadas sobre as devidas ações para a cheia. Wilson destacou Anamã como preocupação, além dos bairros da capital mais afetados, como a região central.

Leia mais Cem mil famílias atingidas pela cheia no AM recebem auxílio de R$ 300

Cheia histórica

Em 2021, a subida do rio deve superar as medidas registradas pelos órgãos,  o que desperta um alerta para a população. O rio Negro pode chegar a 30,05m nos próximos dias, ultrapassando a maior cheia, registrada em 2012, quando chegou a 29,97. As estimativas da subida do rio foram divulgadas durante o segundo alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na manhã de sexta-feira (30).

A subida do rio deve bater recordes neste ano e superar outras medidas registradas pelos órgãos responsáveis, acendendo um alerta para a população. Segundo os dados divulgados pelo CPRM, a previsão é que a cota mínima seja de 29,50m, porém, pode variar entre 30,00 e a máxima de 30,05m.

(*) Com informações da assessoria