Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Mais de 100 mil candidatos do Amazonas irão fazer o Enem, diz Inep

O número deste ano é menor do que o 2018, onde se registrou 123.800 mil inscritos

Mais de 100 mil candidatos do Amazonas irão fazer o Enem, diz Inep

Expectativa para conseguir uma vaga no ensino superior é muito grande (Foto: Valter Campanato/ABr)

A quatro dias para aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 118.148 mil candidatos do Estado do Amazonas estão inscritos para realizarem a avaliação neste ano, número menor que o registrado em 2018, quando 123.800 pessoas se inscreveram para a prova. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes já estão na expectativa do exame que ocorre em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro.

Com 5 mil inscritos a menos em relação ao ano passado, essa queda, no entanto, é vista como atípica, já que em 2017, o número de inscritos efetivados foi de 165.077 candidatos em todo o Estado. A capital amazonense lidera entre as cidades com mais participantes inscritos nesta edição, com 85.437 candidatos inscritos. Um deles, Murilo Silva, estudante do 3º ano do ensino médio, se prepara para prestar o exame pela primeira vez.

“Eu não estou tão nervoso, nem ansioso, por que na minha escola nós temos o simulado do Enem e a cada dois meses do ano letivo. Nós fazemos provas com questões dos Enem que já passaram, não só para termos uma ideia da dificuldade das questões, mas também para termos ideia do tempo de prova, onde assinar, do que pode ou não fazer na hora e o que levar. Eu estou seguro e acho que vou bem, pois fiz os simulados e estudei”, disse Murilo.

Em segundo lugar entre as cidades com maior número de candidatos, Parintins registrou 5.301 inscrições, como a da candidata Anne Sachie, que vai tentar, pela terceira vez, uma aprovação no curso de seus sonhos: administração.

“Espero que no primeiro dia é que tudo o que eu consegui estudar nos mini cursos e, principalmente na parte de redação, ocorra tudo bem. Esse ano eu me preparei bastante, fiz vários cursos principalmente na parte de redação onde a pontuação é maior. Eu estou focada bastante no Enem devido eu querer cursar a faculdade de Administração, onde eu não obtive pontuações boas nos outros anos. Esse ano eu me preparei bastante espero que dê tudo certo”, disse Anne Sachie.

As provas terão duração de cinco horas, tanto dia 3 quanto dia 10, quando será aplicada a prova da redação. O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso.