Brasília (DF) – O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está pronto para prestar ampla assistência aos candidatos e candidatas que solicitaram atendimento especial para o dia da prova, no próximo domingo, 18 de agosto.
No total, de acordo com o declarado no momento da inscrição, 54.219 pessoas vão contar com apoio durante a prova. O atendimento especial é focado no público formado por Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes e lactantes, além de candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.
As solicitações encaminhadas incluem, entre outros pontos, a colocação do candidato em salas de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, além de tempo adicional para a conclusão das avaliações.
O atendimento às condições especiais solicitadas para a realização das provas passou por processo de análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.
No momento da inscrição, foram identificados 1.551 pedidos de gestantes (em alguns casos, situação associada a outra condição/necessidade especial).
Os principais apoios solicitados para esse público foram prestação da prova em sala de fácil acesso, apoio para perna e pé, além de mesa e cadeira separadas.
Da mesma forma, foram registradas solicitações relativas a 1.874 lactantes, com pedidos de viés semelhante aos das gestantes.
Foram identificados também 7.035 solicitações de atendimento especial relacionados a autismo (alguns dos registros correlacionados também com a situação de gestante, de lactante ou outras condições).
Entre as principais solicitações estão auxílio para leitura/transcrição, tempo adicional, sala de fácil acesso, mesa e cadeira separadas.
As soluções oferecidas pelo CPNU vão atender também outras condições apontadas pelos candidatos, como deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, afasia, entre outros. No total, 43.926 pessoas se inscreveram como pessoas com deficiência.
Provas especiais
Dos 54.219 candidatos que vão contar com apoio, 47.093 (86,8%) pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes.
Já outros 7.126 candidatos receberão kits específicos de provas, preparados principalmente para candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva.
Ao todo, 3.650 candidatos receberão “prova ampliada macrotipo 18 e prova do ledor vidente”.
Em outros kits, serão disponibilizadas provas em braile, prova ampliada macrotipo 24, DVD com videoprova em libras, DVD com prova adaptada para leitor de tela, entre outros.
Ao todo, serão 15 kits com tipos diferentes de provas, cada um em atendimento às necessidades específicas apontadas pelo candidato.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Candidato do CNU poderá conferir local de prova nesta quarta-feira
- Resultado do Enem dos Concursos será divulgado em 21 de novembro
- Aprovados no CNU terão curso de formação a distância
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.