
(Foto: Victor Levy /SSP-AM)
Manaus (AM) – Mais de 650 celulares foram apreendidos no Centro de Manaus, zona Sul da capital, nesta quinta-feira (6). A ação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), para combater a receptação de celulares roubados ou furtados.
Além dos 657 aparelhos apreendidos, 37 pessoas foram encaminhadas ao 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para investigação.
A operação ocorreu nas ruas Eduardo Ribeiro e Guilherme Moreira, áreas conhecidas por abrigar pequenos comércios suspeitos de adquirir e revender aparelhos de origem ilícita. Segundo o delegado titular do 24° DIP, Marcelo Martins, a ação foi planejada para coibir a aquisição irregular de celulares nesses estabelecimentos.
“Monitoramos locais suspeitos de adquirir esses aparelhos de forma ilegal. Com as apreensões realizadas, vamos agora checar a procedência dos celulares e devolvê-los aos seus verdadeiros donos”, explicou Martins.
Alerta à população
Durante a operação, o delegado Bruno Hitotuzi fez um alerta à população sobre os riscos de comprar celulares em locais sem procedência confiável. Hitotuzi também orientou os cidadãos a denunciarem atividades suspeitas às autoridades.
“É fundamental que as pessoas evitem adquirir aparelhos em estabelecimentos que não oferecem garantias de origem. Quem compra um celular roubado ou furtado pode ser indiciado por receptação e responder criminalmente”, ressaltou.
Os 657 celulares apreendidos passarão por uma análise detalhada para identificar seus proprietários legítimos. Após a checagem, os aparelhos serão devolvidos aos donos. Enquanto isso, os 37 indivíduos encaminhados ao 24° DIP serão investigados para apurar possíveis envolvimentos com crimes de receptação e comércio ilegal.
LEIA MAIS:
- Saiba como redes de ensino que proíbem celulares aplicam as regras
- RecuperaFone: SSP-AM aguarda proprietários de 264 celulares nesta sexta-feira
- Polícia aguarda donos para fazer a devolução de 73 aparelhos de telefone celular
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.