Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Economia

Manauara pretende usar 13º salário para pagar dívidas, aponta FCDL-AM

Nas compras, vestuário segue no topo na preferência. Mas o pagamento das dívidas com o décimo terceiro salário será prioridade para os manauaras este ano

Manauara pretende usar 13º salário para pagar dívidas, aponta FCDL-AM

Foto: Amazonas1

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) calcula que pelo menos 35% dos recursos que vão entrar em circulação, por meio dos pagamentos referentes ao 13º salário, ou seja, R$ 88,5 milhões, serão revertidos para a quitação de dívidas dos servidores públicos com o comércio de Manaus. A afirmação foi feita pelo órgão com a divulgação de pesquisa realizada com 600 pessoas, entre os dias 1º a 4 de outubro.

De olho na intenção do consumidor, a FCDL-AM e a CDL Manaus afirma que contribuíram para a queda dos números de inadimplência na capital ao finalizar, no mês passado, a campanha “Limpe seu Crédito e Faça seu Nome Brilhar”. “Ao longo do mês de outubro foi observado que muitas pessoas fizeram negociações e adiantaram uma primeira parcela pequena e estão contando com essa segunda parcela do décimo para quitar o restante do débito”, estima o presidente Ezra Azury.

O pagamento das dívidas com o 13º salário será prioridade para os manauaras este ano – (Foto: Divulgação)

A economista Denise Kassama chama essa atitude dos clientes de limpar o nome como “prudente”. “Então acho que essa prudência vai continuar ainda pelo menos até meados de 2019, quando começaremos a sentir algum reflexo da política econômica do novo governo, sentir a tendência”, declara.

O pagamento das dívidas com o décimo terceiro salário será prioridade para os manauaras este ano. Ainda com incertezas quanto a economia, a maioria dos consumidores (o equivalente a 22,42%) pretendem pagar as dívidas já contraídas, no entanto, há quem vai priorizar a compra de vestuário (17,50%) para as festas de fim de ano.

Os dados estatísticos mostram que, em 2017, período em que a recessão econômica já davam os primeiros passos, 20,63% dos entrevistados disseram que utilizariam o recurso do 13º para pagar dívidas, 19,38% para comprar itens de vestuário, 11,10% para comprar calçados, 11,13% optaram por poupar e 9,18% responderam que utilizaram o recurso em alimentação.

Pesquisa

Segundo a pesquisa da CDL Manaus, 55,8% dos entrevistados disseram que contraíram dívidas parceladas este ano, enquanto que, 44,2% dos entrevistados estão sem dívidas.

Quanto aos entrevistados que se endividaram nos últimos 6 meses, 33,1% devem menos de 3 parcelas de sua dívida; 30,6% devem pelo menos entre 4 e 5 parcelas; 13,6% devem, pelo menos, entre 6 a 10 parcelas de sua dívida; 10,7% informaram que não possuem nenhuma dívida; 7,6% devem, pelo menos, entre 11 a 15 parcelas; e 4,5% devem mais de 15 parcelas.

Com relação à forma de pagamento, em contraponto ao local que se pretende comprar, os entrevistados informaram que desejam pagar em dinheiro 46,8%; cartão de débito (45,10%) e crédito (59,41%) quando realizarem as compras no comércio do Centro. Além desses, 23,2% devem efetuar o pagamento em dinheiro; 15,10% no cartão de débito e 2,82% no crédito e realizar as compras no comércio de bairro. Nos shoppings, os consumidores pretendem pagar no dinheiro (13,6%); no débito (30,20%) e no crédito (27,69%). 

*Com informações da assessoria