Manaus, 3 de novembro de 2024
×
Manaus, 3 de novembro de 2024

Cenário

Manauaras acreditam que eleição será decidida no 2º turno entre David e Cidade

Embora o resultado ainda não esteja claro, muitos eleitores alinham suas expectativas com as tendências apontadas pelas pesquisas eleitorais realizadas ao longo da campanha.

Manauaras acreditam que eleição será decidida no 2º turno entre David e Cidade

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Neste domingo de eleições, o Portal AM1 foi às ruas de Manaus para ouvir os eleitores sobre suas expectativas para as eleições municipais de 2024, que definirão os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o novo chefe do Executivo municipal. Embora o resultado ainda não esteja definido, muitos eleitores compartilham a visão apontada pelas pesquisas eleitorais realizadas ao longo da campanha.

A promotora de vendas Daiana da Silva, por exemplo, acredita que a disputa pela prefeitura será decidida em um segundo turno, entre o atual prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil).

Já para a doméstica Denilza Lira, a principal expectativa é que haja melhorias na área da saúde, independentemente de quem avance para o segundo turno, caso essa previsão se confirme.

“A expectativa é grande. Precisamos mudar, pois a saúde está precária no estado, e eu espero que quem ganhar melhore tanto a saúde quanto a educação”, afirmou Denilza Lira.

Renê Lira, que também falou ao Portal AM1, destacou a acirrada disputa entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, refletindo o clima de incerteza e competição nestas eleições.

“Eu acho que a decisão será no segundo turno, pois há candidatos com pontuações muito próximas nas pesquisas,” comentou Renê Lira.

Cenário

Em uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN) neste sábado (5), foram analisados diferentes cenários envolvendo os quatro principais candidatos na disputa eleitoral em Manaus. A pesquisa simulou possíveis confrontos de segundo turno entre o atual prefeito, David Almeida, e os candidatos Roberto Cidade, Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL). Em todas as simulações, David Almeida aparece como vencedor, com uma vantagem superior a 15% sobre seus adversários.

Na intenção de voto espontânea, na qual os candidatos não são apresentados aos eleitores, David Almeida lidera com 30,7% das preferências. Logo atrás, estão Roberto Cidade, com 14,9%, e Amom Mandel, com 12%. Capitão Alberto Neto, Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza) somam menos de 10% das intenções, enquanto Gilberto Vasconcelos, do PSTU, não foi mencionado.

No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados, David Almeida mantém a liderança, subindo para 35%. Roberto Cidade aparece com 20% e Amom Mandel com 16%. Capitão Alberto Neto, Marcelo Ramos, Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos seguem com percentuais menores: 11,9%, 5,6%, 1,1% e 0,8%, respectivamente. Além disso, 3,8% dos eleitores entrevistados não souberam ou não quiseram responder, enquanto 5,8% declararam intenção de voto nulo ou em branco.

 

LEIA MAIS: