Manaus, 10 de setembro de 2024
×
Manaus, 10 de setembro de 2024

Cidades

Manaus alcança a pior qualidade do ar do país nesse sábado (10)

Os bairros onde a fumaça teve mais concentração (às 21h05 - horário de Manaus) estão localizados na zona Sul, sendo Morro da Liberdade, Aparecida e Cachoeirinha.

Manaus alcança a pior qualidade do ar do país nesse sábado (10)

(Foto: Maiara Ribeiro/Meiry Feitosa))

Manaus (AM) – Cerca de oito meses após a capital do Amazonas sofrer com constantes nuvens de fumaça provocadas por queimadas, nesse sábado (10), Manaus voltou a ser encoberta pela mesma causa. Devido à problemática que se intensificou durante à noite, por volta das 21h48, a cidade chegou ao topo do ranking de pior qualidade do ar do país, alcançando 213 pontos de poluição, o que a classifica como “muito prejudicial à saúde”.

Os dados são do Programa de Educação de Qualidade do Ar – Projeto Educair, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

(Foto: Divulgação/AQI – Qualidade do AR/UEA/Selva)

Os bairros onde a fumaça teve mais concentração (às 21h05 – horário de Manaus) estão localizados na zona Sul, sendo Morro da Liberdade, Aparecida e Cachoeirinha, que apresentaram níveis de poluição do ar péssimo. Veja na imagem abaixo:

(Foto: Divulgação/Selva APP)

Outros municípios do Amazonas também apareceram no ranking de cidades com a pior qualidade do ar do país, como Humaitá, localizada no Sul do Amazonas, região com maiores índices de focos de incêndio. O município alcançou 166 pts.

Reclamações

Nas redes sociais, os manauaras voltaram a reclamar das prioridades dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que, ultimamente, têm usado a tribuna para abordar temas nacionais e internacionais que nem são de suas competências.

Um internauta afirmou: “Na Câmara Municipal, os vereadores estão preocupados com os terroristas do Hamás, enquanto nós manauaras sofremos com os problemas ambientais”. Um outro criticou o fato da população se adaptar às fumaças e não cobrar das autoridades providências para combater as queimadas na Amazônia.

Uma coisa que não me desce é que em Manaus, a capital amazônica, se tornou “normal” a qualidade do ar estar insalubre. O pior é que os candidatos a prefeito não abordam possíveis medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na cidade, é uma pena”, afirma o internauta na rede social X.

(Foto: Reprodução/X)

(Foto: Reprodução/X)

(Foto: Reprodução/X)

LEIA MAIS: