Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Manaus deixa fase roxa e Wilson prorroga decreto até dia 21 com liberação de atividades

Entre algumas das atividades liberadas, estão: comércio e serviços, por meio de drive-trhu, de 8h às 15h; comércio de eletrônicos e práticas esportivas ao ar livre

Manaus deixa fase roxa e Wilson prorroga decreto até dia 21 com liberação de atividades

O governador  Wilson Lima prorrogou, por mais sete dias, o decreto que prevê medidas para  frear o avanço da pandemia da covid-19 no Amazonas, e anunciou a liberação de algumas atividades na capital.

O novo decreto passará a vigorar, a partir de segunda-feira (15), até o próximo domingo (21). A restrição de circulação de pessoas entre as 19h até as 5h da manhã permanece inalterada.

Durante coletiva virtual nesta manhã, Wilson destacou que a liberação de algumas atividades, antes restritas, como a de comércio e serviços, só foi possível devido à capital ter saído da fase roxa para a fase vermelha. O interior do estado permanece na fase roxa.

“O decreto começa a valer nos próximos dias e Manaus deixou a fase roxa e passa para a vermelha, mas o interior permanece, pois os casos começaram a agravar mais. Temos mais pessoas esperando leitos de UTI no interior do que na capital, afirmou o governador, destacando redução na fila de espera de leitos.

Leia mais: Municípios do interior vão receber R$ 30 milhões do FTI na próxima semana

Antes, a espera que era de mais de 640 pessoas, no pico da segunda onda, hoje (13) está em 377. “Nós estamos em um processo de flexibilização, à medida em que nós vamos tendo a segurança epidemiológica necessária para fazer isso, e também a nossa capacidade de atendimento na rede hospitalar”, ressaltou Wilson Lima.

O governador também destacou o repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), que deverá ser pago na próxima semana, a entrega do cartão de auxílio às pessoas em vulnerabilidade social e a transferência de pacientes em situação de UTI do interior para outras capitais.

Atividades liberadas

Entre algumas das atividades que estarão liberadas, a partir de segunda-feira (18), estão: comércio e serviços, por meio de drive-trhu, 8 às 15h, desde que tenha um plano de operação feito pelas entidades de classe e aprovado no comitê de enfrentamento da covid-19; comércio de eletrônicos, obras de manutenção emergenciais em residências, oficinas mecânicas, menos para serviços de funilaria e pintura; além de práticas esportivas ao ar livre.

Ações

Wilson Lima anunciou, ainda, o envio de 50 mil testes rápidos e o envio de três usinas para o interior (e de mais 10 mil para capital), além da testagem de cerca de dois mil funcionários do setor da construção civil no estado.