Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Esportes

Manaus FC é campeão amazonense de futebol pela primeira vez

Manaus FC é campeão amazonense de futebol pela primeira vez

Em 2018, o clube será o representante do Amazonas na Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. (Foto: Raiana Barreto)

Fundado em 2013, o Manaus FC entrou para a história do futebol amazonense ao conquistar o Estadual da Série A pela primeira vez neste sábado, 10 de junho de 2017, na Arena da Amazônia. O empate por 1 a 1 com o Nacional foi o suficiente para o capitão Deurick levantar a taça inédita para o Gavião do Norte. Em 2018, o clube será o representante do Amazonas na Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D.

No primeiro jogo da decisão, o Manaus FC tinha vencido por 1 a 0, com gol de Wesley Napão. No sábado, o Leão da Vila Municipal teve a chance de abrir o placar, mas Alexsandro desperdiçou a cobrança de pênalti aos 17 minutos. Ao 22, o castigo: Negueba cobrou falta no canto esquerdo de Marcelo Valverde: festa do Gavião do Norte nas arquibancadas.

Sob o comando de Aderbal Lana, o Manaus FC passou administrar o resultado e contou com as boas atuações do goleiro Jonathan, dos zagueiros Deurick e Elton, além dos laterais Igor e Negueba. No meio, Amaral, Tiago Amazonense, Hamilton e Neto (Gabriel) deram conta do recado. Na frente, jogaram Binho (Jonas) e Netinho (Thiaguinho Cearense).

O Nacional se lançou ao ataque, mas foi Jonas que quase amplia para o Gavião. Aos 47 minutos, o Leão ainda teve fôlego para empatar com Jeferson Siqueira, de cabeça. Fim de festa e campeão inédito, para delírio da torcida que compareceu ao palco da Copa do Mundo de 2014.

Palavra do técnico e do capitão

Iniciada por Igor Cearense e continuada por Aderbal Lana, a campanha do Gavião do Norte teve 18 partidas, com oito vitórias, sete empates e três derrotas.

Maior treinador da história do futebol amazonense, Lana desabafou após a final. Ele foi ovacionado por atletas, dirigentes e torcedores do Manaus FC, pois não perdeu nenhum jogo na competição – atuando antes por Nacional e Rio Negro. “Foi a vitória de um ultrapassado contra muitos inteligentes”, resumiu o comandante.

Para o capitão Deurick, o título consagra a organização do clube nos bastidores, a seriedade da diretoria, o investimento da diretoria e coloca o Gavião num novo patamar no futebol da Região Norte. “Hoje o Manaus é time grande, é campeão, tem que ser respeitado”, finalizou antes erguer mais um troféu em sua vitoriosa carreira.

Atletas do Manaus FC no pôster – foto de Antonio Assis/FAF:

Em pé: Gelson, Bruno Saul, Elton, Hamilton, Wesley Napão, Deurick, Binho, Igor, Gabriel, Juninho, Tiago Amazonense, Alex, Jhonatan, Mateus e Lucas Santos

Agachados:  Neto, Amaral, Matheus Iton, Negueba, Túlio, Thiaguinho Cearense, Adrianinho, Wanderley, Jonas, Netinho, Átila, Rivelino e Clayton He-Man