A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que recebeu 36.190 doses de vacina destinadas à capital na última remessa do Ministério da Saúde, o que vai garantir a imunização de 24.139 idosos dessa idade. No entanto, o número representa apenas 35,7% desse público na capital. Em Manaus, são pelo menos 67 mil pessoas com essa faixa etária.

Atualmente a vacinação desse grupo integra a prioridade no plano de vacinação que a prefeitura tem executado, onde também busca alcançar idosos com idade de 65 a 69 anos, que começaram a ser vacinados na última segunda-feira (1º).

Leia mais: David Almeida assina ‘Pacto pela Infância’ com MP para garantir políticas públicas

Em nota enviada ao Portal AM1, a Semsa informou que não houve novos recebimentos de doses da vacina para o grupo de 60 a 64 anos. Porém, afirma que na última quarta-feira (3) recebeu lotes com 36.190 doses, do Ministério da Saúde (MS), que deve garantir a imunização de parte desse público.

Essa quantidade em duas doses, com o restante presente ainda em Manaus, levará vacinações para 24.139 pessoas. Em Manaus, estima-se que pelo menos 67.694 pessoas desta faixa etária esperam a imunização.

“Ainda não houve a reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que definirá os critérios para o público ser imunizado com as doses que chegaram na última quarta-feira”, explicam em nota.

As doses foram recebidas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e serão entregues à Divisão de Imunização da Semsa nesta sexta-feira (5).

Sem definição da CIB

Essa comissão reúne gestores municipais e estaduais para a elaboração de critérios para o plano de vacinação, como as doses não são suficientes para todo o público dessa idade na capital, ainda deve ocorrer uma reunião que busca articular o plano de imunização.

“Poderemos atender a mais de 24 mil pessoas neste primeiro momento e os demais serão contemplados assim que recebermos mais vacinas, sendo possível que isto ocorra ainda no mês de março conforme previsões feitas pelo Ministério da Saúde”, declara Aline Martins, secretária interina.

Conforme a prefeitura, a vacinação segue o calendário de atendimento organizado em ordem decrescente, ou seja, em cada dia da semana, um grupo por idade vai ser vacinado. Sem definição da Comissão de Integestores, o grupo de 60 a 64 anos permanece sem data estimada. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.

Veja o cronograma de vacinação:

Segunda (1º): Pessoas com 69 anos

Terça (2): Pessoas com 68 anos

Quarta (3): Pessoas com 67 anos

Quinta (4): Pessoas com 66 anos

Sexta (5): Pessoas com 65 anos

Sábado (6): Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana