Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Manaus terá nível extremo de radiação solar nesta quinta-feira

O motivo do grau extremo de radiação é o fato de Manaus está na linha do Equador, consequentemente, recebe uma intensidade de radiação solar que é medido pelo índice ultravioleta

Manaus terá nível extremo de radiação solar nesta quinta-feira

Manaus terá nível extremo de radiação solar nesta quinta-feira -(Foto: Divulgação)

A cidade de Manaus terá o Índice Ultravioleta (IUV) de nível 13, considerado de valor extremo. A previsão é que a radiação aconteça nesta quinta-feira, 27, às 13h. O motivo do grau extremo de radiação é o fato de Manaus está na linha do Equador, consequentemente, recebe uma intensidade de radiação solar que é medido pelo índice ultravioleta.

Sobre o IUV, há diversas escalas: valores 1 a 2 – considerado baixo; 3 a 5 – considerado moderado; 6 a 7 – considerado alto, 8 a 10 – muito alto, 11 a 14 – considerado extremo. Entre os valores 3 a 14, há necessidade de proteção com roupas, filtros solares, chapéu e óculos escuros, segundo especialistas.

Manaus terá nível extremo de radiação solar nesta quinta-feira -(Foto: Divulgação)

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano 180 mil novos casos de câncer de pele são registrados no país. Isso corresponde a 30% de todos os tipos da doença registrados. O tipo de câncer de pele mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, porém, o número de incidência é muito alto.

E o que fazer?

Alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar danos à pele:

Horário de exposição

Os raios UVA são praticamente constantes durante o dia, e são os principais responsáveis pelo envelhecimento e manchas solares. Já os raios UVB estão incidindo na terra com maior intensidade entre as 10h e 16h, e contribuem para o surgimento das queimaduras solares e dos cânceres de pele, então, evitar a exposição solar nos horários de maior intensidade.

Alimentação

O consumo de alguns alimentos e uma dieta balanceada ajuda a proteger a pele dos danos do sol. A ingestão de alimentos ricos em carotenóides, vitaminas C e E, e polifenóis pode fornecer proteção contra os efeitos dos raios UV. Essa proteção pode ser encontrada em alimentos comuns ao dia a dia, como nas frutas cítricas, peixes e vegetais alaranjados.

Escolha do ambiente

O ideal é manter-se em um ambiente coberto, mas quando isso não é possível, além do uso do protetor solar, é aconselhável o uso de chapéu, guarda-sol, óculos de sol e roupas com proteção ultravioleta.

Protetor solar

A escolha do fotoprotetor depende das características da pele e deve ser orientada por um dermatologista após uma análise individual. Pessoas com tendência a ter manchas na pele precisam de uma proteção mais intensa, assim como peles claras. Mas, independentemente da cor da pele, todos devem usar protetor solar. Todas as medidas citadas acima são indispensáveis para uma exposição com responsabilidade, mas há de ter um zelo especial com o uso de filtro solar, com FPS acima de 30, que deve ser aplicado a cada 2 a 3 horas.