Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cultura

Manaus vai sediar Conferência Anual da Ópera Latinoamérica; evento é inédito no Brasil

É a primeira vez que a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica contará com a participação de não membros da rede de teatros de ópera

Manaus vai sediar Conferência Anual da Ópera Latinoamérica; evento é inédito no Brasil

Evento acontece entre os dias 17 e 21 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro da cidade (Foto: Divulgação/SEC-AM)

Manaus (AM) – Manaus será sede da 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), um encontro inédito no Brasil, para discutir os desafios da produção de ópera na América Latina, modelos de gestão, possibilidades de coprodução e circulação de óperas na região ibero-americana.

Esses e outros assuntos serão abordados em palestras e painéis que estarão na agenda do evento, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro da cidade.

Realizada no contexto do 25º Festival Amazonas de Ópera, a conferência na capital amazonense terá a participação da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, além de nomes de expressividade no campo artístico, cultural e econômico, secretários de cultura, turismo e profissionais da imprensa nacional e internacional.

Será a maior Conferência Anual da Ópera Latinoamérica desde a sua criação, há 16 anos. É a primeira vez que a OLA abre sua conferência para a participação de não membros da rede de teatros de ópera. A participação de pessoas que fazem parte do mercado da música lírica brasileira será admitida.

Manaus, representada pelo Teatro Amazonas, é membro-fundador da OLA e, em 2022, passou a integrar o diretório dos sete teatros que comandam a instituição, fazendo parte da cúpula da agremiação.

Fábrica de Cultura

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o estado do Amazonas é uma “fábrica de cultura”, representada por sete corpos artísticos, muitos deles que se formaram e prosperaram com o Festival Amazonas de Ópera.

“A Amazonas Filarmônica é uma das orquestras mais respeitadas do Brasil, o Coral do Amazonas é formado por mais de 50 coralistas amazonenses e o Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro concentra mais de seis mil alunos matriculados em cursos de música, dança e teatro”, pontua Apolo, ressaltando o fomento da economia criativa, geração de emprego e renda proporcionada pela crescimento do cena lírica no estado.

Inovação e trabalho em rede

O trabalho em rede é o cerne da gestão da OLA, ou seja, colocar em contato teatros, festivais, companhias e agentes de diferentes países para partilhar modelos de gestão, boas práticas e experiências que possam ser úteis, sob diferentes ângulos, aos membros da rede.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: