Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Bombeiros resgatam os dez passageiros com vida após acidente

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Danízio Valente, as vítimas foram enviadas a hospitais de Manaus, algumas com fraturas

Bombeiros resgatam os dez passageiros com vida após acidente

O acidente com a aeronave de pequeno porte, modelo TwoFlex, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, próximo ao aeroporto Eduardo Gomes, não teve vítimas fatais. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Danízio Valente, dez pessoas foram resgatadas com vida e levadas para os Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio, Platão Araújo e da Zona Norte (Delphina Aziz).

O trabalho para a remoção das pessoas que estavam a bordo do avião, de acordo com o comandante, foi difícil devido ao local da queda ser em uma área de selva, precisando de helicóptero para o resgate mais rápido. Mas, também, ressaltou, houve resgate por terra.

Para a remoção dos passageiros, foi preciso as equipes usarem materiais como serras para cortar o ferro do avião. Todas as vítimas estavam conscientes. Apesar de ser próximo ao aeroporto, não houve interferência em pousos e decolagens.

“Realmente deu trabalho, porque era no meio da mata. Tivemos um pouco de dificuldade, encontramos a aeronave destruída e as vítimas para serem atendidas, mas a equipe com o apoio da Polícia Militar e da força aérea, galgou um excelente trabalho”, diz Valente.

Participaram da operação em torno de sete policiais militares, 21 bombeiros, uma equipe da Infraero e também a equipe do Salva-Aéreo da Força Aérea.

Informações sobre os motivos do acidente ainda não foram divulgadas.

Governo emite nota

Em nota, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) confirmou que as dez vítimas foram resgatadas com vida e que, dentre o grupo, havia dois funcionários do governo do Estado: Vanna Agostinho da Mota, 33 anos, presta serviço à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio de contrato temporário firmado em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), e de Francisco Pereira de Souza, 40 anos, funcionário comissionado da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

Vanna e Francisco fazem parte do Conselho Estadual de Assistência Social e estavam a caminho do município de Maués para visitar o Conselho de Assistência Social da cidade, com o objetivo de colher informações para a realização da conferência municipal que discutirá a política da assistência social no Estado. A Seas informou que as passagens foram compradas para ambos por meio da empresa que presta esse serviço para a secretaria.

Os colaboradores do Governo do Estado estão sendo atendidos no HPS Platão Araújo, onde chegaram com quadro clínico inicial de fratura. Também foram levados para o mesmo hospital, Maria Cristina Magalhães, 51 anos, com suspeita de trauma no tórax e bacia; e Antônio José Maciel de Oliveira, 60 anos, com contusão na perna esquerda. Todos os atendidos no HPS Platão Araújo continuam em avaliações médicas mais aprofundadas.

No HPS 28 de Agosto, estão sendo atendidos Dilson Marcos Kovalski, 56 anos, com queimaduras e fratura; e Dilvete Nunes Magalhães, 45 anos, com fratura na perna. Ricardo Lorentino Koba, 35 anos, que também foi atendido no 28 de Agosto, com dores na coluna e no tornozelo, já teve alta. No HPS João Lúcio, está em atendimento o piloto da aeronave, Marcos Antônio Mousardo, com fratura na perna, e Dario Teixeira, 35 anos (em avaliação).

Outra vítima do acidente, André Costa de Oliveira Neves, está sendo atendida no HPS da Zona Norte Delphina Aziz, com quadro inicial de traumatismo craniano encefálico leve.

Vítimas

André Costa de Oliveira Neves

Antônio José Maciel de Oliveira

Dario Teixeira

Dilson Marcos Kovalski

Dilvete Nunes Magalhães

Francisco Pereira de Souza

Marcos Antônio Mousardo

Maria Cristina Magalhães

Ricardo Lorentino Koba

Vanna Agostinho da Mota