Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

David Almeida nega fraude na vacinação em Manaus: ‘Não existe desvio’

O prefeito de Manaus garantiu que vai ceder uma lista com o nome de todos os profissionais vacinados para os órgãos de controle, mas por conta da Lei de Proteção de Dados, ela não poderá ser divulgada.

David Almeida nega fraude na vacinação em Manaus: ‘Não existe desvio’

(Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

Após denúncias de suposto desvio de vacinas e “fura-filas” em Manaus, o prefeito David Almeida negou, nesta quinta-feira (21), qualquer tipo de fraude na campanha de vacinação contra a covid-19 .

“Não existe desvio. Não existe possibilidade. Essas vacinas são todas rastreadas”, garantiu o prefeito durante coletiva de imprenssa. David Almeida também explicou que o transporte dos imunizantes é realizado com a escolta da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de agentes de trânsito.

O prefeito de Manaus durante coletiva de imprensa em que deu explicações sobre a paralisação da campanha. (Foto: Márcio Silva/ Portal AM1)

A vacinação dos profissionais da Saúde foi suspensa temporariamente em Manaus nesta quinta-feira, após recomendação dos órgãos de controle locais para que Governo apresente um plano reorganizado da distribuição das doses nas unidades da rede estadual com os critérios de definição de prioridades, baseados na exposição ao risco, comorbidades e faixa etária.

Saiba mais em: Covid-19: vacinação de profissionais da Saúde é suspensa em Manaus 

O prefeito disse que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também atendeu a recomendação e vai ceder uma lista com o nome de todos os profissionais vacinados para os órgãos de controle.

No entanto, os nomes não podem ser divulgados a populção por causa da Lei de Proteção de Dados, que regulamenta, entre outras coisas, o processamento de dados pessoais por organizações do Estado.

“Quem determina quem vai ser vacinado é o ministério (Saúde) nós não escolhemos ninguém. […] Todo mundo que é vacinado tem o seu CPF, o seu controle, inclusive já estão ‘abastecido’ no sistema do Ministério da Saúde, eu só não posso tornar público porque a lei geral de proteção de dados me impede. […] Nós vamos informar os órgãos de controle”, disse.

Leia também: Prefeitura de Manaus esclarece plano de vacinação e diz que ‘irmãs Lins’ não ‘furaram fila’