Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Em manifestação, Sinteam coloca cadeados em escolas estaduais; veja vídeo

O vídeo, feito pelas câmeras de segurança da Escola Estadual Francisco Albuquerque, tem se espalhado nas redes sociais

Em manifestação, Sinteam coloca cadeados em escolas estaduais; veja vídeo

Durante a noite da última terça-feira (1º) câmeras de segurança flagraram o momento em que membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) colocam cartazes e cadeados no portão de uma escola do centro da cidade. Uma das pessoas que participam do ato é a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues.

Leia mais em: Após 638 professores testarem positivo para a covid-19, Seduc mantém testes

O vídeo, feito pelas câmeras de segurança da Escola Estadual Francisco Albuquerque, localizada na avenida Joaquim Nabuco, tem se espalhado nas redes sociais.

A ação do sindicato de colocar cadeados nos portões da escola era uma tentativa de impedir que os estudantes tivessem acesso às aulas. No Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE), é relatada a “violação cometida contra alunos e servidores no dia 1º de setembro, quando foi negado o acesso às dependências da escola devido os portões estarem trancados com correntes e cadeados”.

O que o Sinteam diz

A reportagem do Portal AM1, entrou em contato com o Sinteam para um posicionamento sobre o assunto. Segundo o sindicato, a ação fez parte do ato de paralisação por parte dos profissionais de educação às aulas presenciais. A comunicação do sindicato defendeu a presença da presidente na manifestando alegando que, no vídeo, a representante do sindicato está apenas “colando cartaz” e que “essa era a atividade”.

Além da EE Francisco Albuquerque, o BO da Coordenadoria relata que a ação ocorreu também na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e no Colégio Estadual Dom Pedro II. No cronograma de ações do Sinteam para impedir o funcionamento das escolas estão previstas ações para trancar escolas da zona Norte e Leste de Manaus.

De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), nenhuma das unidades de ensino ficou sem aulas. “Todas as unidades de ensino estão em funcionamento e a Secretaria adotou medidas de desobstrução das entradas e saídas das escolas”, afirmou a assessoria de imprensa do órgão.

Veja o vídeo: