Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Após 638 professores testarem positivo para a covid-19, Seduc mantém testes

No período de 18 a 28 de agosto, foram realizados 2.114 testes rápidos, com 162 resultados positivos. Hoje, o número saltou para 638

Após 638 professores testarem positivo para a covid-19, Seduc mantém testes

Foto: Marcio Silva/Portal AM1

O estado do Amazonas foi o primeiro do Brasil a reabrir as escolas públicas, no dia 10 de agosto. Após protestos e casos confirmados nas unidades de educação, o Governo do Estado do Amazonas anunciou a testagem em massa de profissionais, tanto da rede municipal quanto da rede estadual de ensino, que começou a ser realizada no dia 18 de agosto.

Até agora, 638 profissionais apresentaram testagem positiva para a covid-19. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Em menos de cinco dias, o número de profissionais diagnosticados com covid-19 teve um aumento de 294%.

Leia mais: Abaixo-assinado com 1,7 mil assinaturas de pais pede retorno das aulas presenciais à Seduc-AM

Segundo a FVS-AM, no período de 18 a 28 de agosto, foram realizados 2.114 testes rápidos para diagnóstico de covid-19 em servidores da Secretaria de Educação. Dos testados, 2.037 estavam negativos ou fora do período de transmissão, o que corresponde a 96,4%. Apenas 162, ou seja 7,6% estavam com infecção recente. Hoje, dia 02 de setembro, o número de profissionais chegou a 638, com uma diferença de 476 diagnósticos positivos em menos de uma semana.

Leia mais: Seduc confirma 162 professores de Manaus com covid-19 após início dos testes em massa

A testagem está ocorrendo desde o último dia 18 no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo).

Foto: Marcio Silva/Portal AM1

A assessoria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto informou que “todas as escolas cujos profissionais apresentaram testagem positiva para a covid-19 têm as aulas suspensas para a desinfecção, voltando às práticas normais no dia seguinte, conforme prevê o protocolo da FVS.”

A assessoria não informou quais escolas tiveram que entrar em quarentena por conta da testagem positiva de algum profissional. No entanto, o órgão garantiu que os testes estão disponíveis para “todos os profissionais de educação que atuam nas escolas, tanto o ensino médio quanto o ensino fundamental.”

A secretaria informou que os testes continuarão sendo realizados até que todos os profissionais que atuam em escolas sejam testados.

Para o atendimento, é necessário o agendamento prévio pelo aplicativo SASI. O teste rápido para covid-19 vem sendo realizado por meio de sistema drive-thru, contudo, os servidores que não possuem carro também serão examinados.