Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Festival mundial de inovação tecnológica chega a Manaus

Campus Party Transire Amazônia ocorrerá em março e pretende discutir novas tecnologias e suas aplicações nos sistemas financeiros

Festival mundial de inovação tecnológica chega a Manaus

(Foto: Divulgação)

Carros voadores, hologramas e corpos biônicos, são algumas das coisas que muitos futuristas previam para 2020, mas apesar desse cenário não ter se realizado, a tecnologia avança, e de uma forma cada vez mais real e menos utópica se apresenta no nosso dia a dia.

Prova disso são as ideias desenvolvidas no maior festival de inovação e tecnologia do mundo, a Campus Party, que pela primeira vez será realizada em Manaus.

Com o tema, “Meios de Pagamento”, o evento ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março na Arena da Amazônia.

A Campus Party Transire Amazônia pretende discutir novas tecnologias e aplicações nos sistemas financeiros.

A expectativa é que o festival reúna 3 mil “campuseiros”, como são chamados os participantes, além da visita de 60 mil pessoas em cinco dias de evento.

“Em Manaus, o evento vai trazer a experiência completa que acontece em outros estados, com palestrantes nacionais, responsabilidade ambiental e a possibilidade de trazer grande impacto profissional para os participantes”, disse Yara Souza, Guild Master e porta voz da Campus Party no Amazonas.

Durante cinco dias o evento vai abordar diversos temas sobre o universo tecnológico (Foto: Divulgação CPBr)

Na Arena estarão localizados palcos e espaços de workshops que receberão palestrantes nacionais e internacionais das áreas de desenvolvimento, ciência, tecnologia, empreendedorismo, criatividade, engenharia, games, IoT (Internet das Coisas) e segurança, entre outros.

Ainda nesse espaço, os campuseiros também poderão conectar seus computadores a uma internet de velocidade de 20 GBps.

Yara explica que o tema escolhido faz alusão à Transire, empresa apoiadora do evento na região e que produz máquinas de cartão e tecnologia de pagamentos, chamadas de fintechs.

Esta nova tecnologia,  em alta no mundo todo, tem tornado o pagamentos e gerência financeira algo cada vez mais dinâmico.

Ciência, ficção e realidade

Yara Souza também é divulgadora científica e participará do evento com uma palestra voltada para educação e ensino.

Para ela,  a ideia de unir a ciência e a ficção funciona muito bem para explicar a realidade.

“Falarei sobre o tema da minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC), que abordou a utilização de filmes de Star Wars para melhorar as aulas de professores de Biologia”, contou.

Cosplay da princesa Leia, Yara une ciência e ficção para explicar a realidade (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor universitário e pesquisador, Orlewilson Maia, também será um dos participantes do evento, com a palestra “Agilidade no Ensino: Aplicando os Valores do Manifesto Ágil na Sala de Aula”, ele dividirá seus conhecimentos na área da computação e engenharia elétrica.

“Nesta ano, compartilharei experiências em como aplicar os valores do manifesto ágil, que nasceu da necessidade de realizar entrega de produtos com mais valor aos clientes, em uma sala de aula”, explicou.

Segundo ele, a ideia de aplicar esse fundamento em sala de aula nasceu da necessidade de como engajar os alunos e ajudá-los a se prepararem para o mercado de trabalho (trabalhar em equipe e saber se comunicar).

Orlewilson Maia (à esquerda) conheceu seu ídolo de infância “Professor Beakman” na Campus Party (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor conta que em 2015 participou da Campus Party em São Paulo, e essa foi uma experiência inovadora.

“Antes, eu tinha a impressão que era um evento somente para pessoas nerds. Porém, quando cheguei lá pude ter outra visão. Você pode vivenciar diversas atividades, como palestras, oficinas, hackathons, networking”, contou.

Além disse, ele teve a oportunidade de conhecer de perto um ídolo de infância, o ator americano Paul Zaloom, conhecido por interpretar o Professor Beakman no programa educativo “O Mundo de Beakman”.

Imersão

Para aqueles que não querem perder nenhum minuto do evento, existirá o Camping, um espaço com barracas para dormir, além de ter acesso a toda a estrutura de banheiro e chuveiros.

Já a Área Open será o espaço gratuito e aberto ao público da Campus Party, onde o público visitante poderá descobrir um pouco mais sobre o universo maker, conhecer novos projetos tecnológicos e científicos de robótica e ter diversas experiências.

Ingressos

Quem quiser participar da Campus Party pode adquirir as entradas no site oficial do evento: https://brasil.campus-party.org/campus-party-amazonia-2020/. Os preços variam de R$100 a R$300.