Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Manaus FC e Fast Clube entram no circuito mundial de gamers

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE) declarou que 'Gamers' vão fomentar a economia da capital

Manaus FC e Fast Clube entram no circuito mundial de gamers

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese) já visa “Gamers” como provedores promissores de fomento à economia do estado.

A entidade é responsável por organizar a Feira do Polo Digital de Manaus, evento que reúne mais de 20 mil pessoas por edição.

O CODESE estuda agora a possibilidade de gamers e campeonatos organizados pelo segmento serem nichos de versatilidade na economia de Manaus, tendo em vista que no último ano, mais de R$ 5 bilhões foram movimentados por consumidores de plataformas de jogos no Brasil.

Em Manaus, times tradicionais como o Fast e populares como o Manaus FC, têm ampliado o acesso para as competições de Esportes Eletrônicos (eSports).

As competições on-line são realizadas por meio de plataformas conhecidas pelo público jovem e adulto, jogos como: League of Legends, Rainbow Six, FIFA e Free Fire.

Jogadores dessas plataformas que participam de campeonatos estaduais e nacionais por meio de contratos profissionais com times conhecidos em Manaus, já são uma realidade na capital.

O Portal AM1 conversou com as equipes dos dois times que foram efetivadas para representar os clubes em disputas nacionais.

 

Seletiva e apresentação de jogadores contratados pelo Manaus FC

 

Ciberatletas

O técnico em informática Jonatan Cavalcante, de 27 anos, faz parte do Ciberesporte há mais de 10 anos, hoje contratado pelo Manaus FC, ele está à frente de 05 equipes de jogos diferentes.

Todos os jogadores assinaram um contrato de dois anos com o Gavião do Norte.

“As equipes são para os jogos: Rainbow Six, LOL, Free fire e Fifa. Nossas atividades com o clube iniciaram em janeiro deste ano. Em cada plataforma de game, temos equipes femininas e masculinas, o que é bastante importante, já que há cinco, seis anos, a prática de gamers era predominada pelo público masculino”, explica o líder das equipes.

Nos games, as disputas são realizadas e organizadas por meio de fases classificatórias.

Assim como em outros campeonatos, por conta da pandemia, as atividades tiveram que ser adiadas por tempo indeterminado.

“A pandemia nos pegou de surpresa, apesar dos jogos serem on-line, as competições são realizadas presencialmente, visto que necessitamos de provedores de internet adequados. Com a pandemia, ficamos impedidos até de mostrar mais do nosso potencial ao clube que realizou os contratos”, disse Jonatan.

 

Representantes do clube Manaus FC no Free Fire

 

Clubes amazonenses treinam forte

 

No Manaus FC, os jogadores participam de treinos on-line, com duração que varia de 3 horas a 8 horas.

Os jogadores possuem idades de 19 a 27 anos.

Como jogadores profissionais, eles são renumerados e possuem assistência, uniformes e equipamentos do clube, além de parceria com patrocinadores.

Nos últimos campeonatos presenciais, os clubes representados pelas equipes se consagraram campeões nas modalidades League of Legends.

Fast

O Fast Clube também contratou equipes para representar o time em campeonatos nacionais e estaduais.

O time buscou equipes já conhecidas no estado para contratar jogadores e montar um elenco próprio.

Pelo Fast, três equipes foram montadas para disputarem campeonatos através do game League of Legends, o clube também montou uma equipe para disputar ligas pelo jogo ‘Free Fire’.

Fast Clube no campeonato Syd Cup

“Nós temos a ideia de sempre priorizar jogadores daqui da nossa cidade para fazerem parte disso. Aqui em Manaus, temos excelentes jogadores que só precisam ser visualizados, temos histórias de colegas que se dedicaram ao hobbie e já foram para São Paulo, Rio de Janeiro e daqui a pouco estão indo para fora”, destacou Janderson de Deus, líder da Player Games, mesa organizadora de competições do Fast Clube.

“Isso é muito gratificante, por isso buscamos incentivar o público daqui e mais que isso, fazer a modalidade ser conhecida”, disse Jander.

O AM1 também conversou com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE), sobre a informação de que a entidade mira em gamers como ativo para a economia do estado.

Romero Reis, presidente do Conselho, disse que vê com bons olhos o setor de games.

“O mundo digital vem ganhando cada vez mais espaço aqui em Manaus e o segmento dos gamers vai representar um faturamento expressivo. Softwares serão desenvolvidos, eSportistas e jogadores cada vez mais estarão habilitados nesse segmento que também vai gerar emprego para Manaus. O CODESE fica feliz em participar da consolidação desse mercado na capital e agora também com criação da Associação  do polo digital em Manaus, o segmento vem para trazer geração de renda e faturamento de qualidade”, disse o presidente do CODESE.