Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Moradores denunciam aglomeração e som alto em posto de gasolina; veja o vídeo

Os jovens começam a chegar à noite e só saem perto do amanhecer, vizinhos reclamam da música alta e baderna

Moradores denunciam aglomeração e som alto em posto de gasolina; veja o vídeo

Moradores da Rua Belo Horizonte, no bairro Adrianópolis, denunciaram ao Portal AM1 que há mais de quatro dias várias pessoas estão se aglomerando e ‘fazendo festas’ no Posto Equador.

Nos vídeos enviados para a redação, é possível ver vários carros com música alta e bebidas alcoólicas em cima do capô.

Começou a valer no mês de abril a Lei Estadual 5.073, que proíbe o uso de equipamentos de som automotivo (paredão de som) em vias públicas, praças ou posto de gasolina. Quem for pego desrespeitando a referida lei terá o veículo apreendido.

Os jovens começam a chegar à noite e só saem perto do amanhecer, mesmo com o decreto de reabertura do comércio na capital amazonense, ainda está valendo a proibição de aglomeração de pessoas e festas em Manaus.

O fotógrafo Perezes Júnior informou, que durante o dia, é possível ver várias pessoas no posto de gasolina brincando de soltar pipa e à noite vários carros, alguns com paredões, perturbam toda a vizinhança durante a noite e madrugada.

“Eles chegam por volta das 19h e 20h.  De ontem para hoje, foram sair hoje, às 4 da manhã. As badernas começaram na quarentena, o posto é privado e eles não fazem nada para dispersar essas pessoas, perturbação é crime, o som é alto e não deixa a vizinhança dormir, já até vimos crianças no meio de adultos bebendo”, comentou o Perezes.

Vizinhos do posto de gasolina informaram que ligaram para a polícia e enviaram mensagem via WhatsApp para a 6ª Cicom, porém, nenhuma viatura foi vista no local.

Fiscalização indefinida

A reportagem do Portal AM1 entrou em contato com a Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e ambas fugiram da responsabilidade de fiscalização.

Semmas recebe denúncias, mas não fiscaliza

A Semmas informou que desde do dia 7 de abril está recebendo as denúncias por e-mail, e que a fiscalização, por conta da pandemia, está sendo realizada pela Polícia Militar.

“Vale lembrar que a Polícia Militar está fazendo o trabalho ostensivo de repressão a atividades que possam gerar perturbação do sossego público e aglomerações, por meio dos números 190 e 129. As operações noturnas de fiscalização da Semmas estão temporariamente suspensas”, disse a nota.

PM diz que cabe à Semmas

Já a Polícia Militar informou, que no domingo, foram realizados mais de 30 chamados de aglomerações na capital e que cabe a Semmas fiscalizar a poluição sonora.

“Cabe salientar que, mesmo com o período da quarentena, a Polícia Militar não absorveu responsabilidades de outros órgãos, sendo assim, cabe à Semmas explicar o porquê não teriam designado equipes para atender à denúncia de poluição sonora”, informou a nota.

Assista aos vídeos:

 

 

Nota da Semmas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) disponibilizou desde dia 7/04, o email [email protected], com a finalidade de agilizar o fluxo de registros de denúncias, devido à flexibilização dos horários de trabalho dos servidores que atuam no call center do órgão, em função da pandemia de Covid-19.

Com o email, o requerente pode registrar a denúncia e receber em 24 horas o número do protocolo referente à demanda realizada.

O atendimento será feito por ordem de prioridade, tão logo a situação seja normalizada, tendo em vista que as equipes de fiscalização estão trabalhando em sistema de rodízio para salvaguardar a saúde dos servidores.

 

Nota da SSP-AM

A SSP informa que no domingo as equipes policiais estavam empenhadas em diversas ações de combate à violência, com operações em pontos estratégicos da cidade, além do atendimento das denúncias de aglomerações. Só ontem foram 30 chamados.
Os policiais militares também trabalharam no acompanhamento de uma manifestação política na zona leste, o que exigiu a mobilização de grande contingente. Cabe salientar que, mesmo com o período da quarentena, a Polícia Militar não absorveu responsabilidades de outros órgãos, sendo assim, cabe a Semmas explicar porquê não teriam designado equipes para atender a denúncia de poluição sonora, conforme mencionado pela reportagem.
Reforçamos que combate à pandemia do Coronavírus exige o empenho e a colaboração de toda a sociedade. É um trabalho conjunto em prol da saúde coletiva. Nossos policiais estão diariamente nas ruas atendendo ocorrências de crimes e agora, também, visitando residências e espaços comerciais e públicos na missão hercúlea de conscientizar as pessoas a se protegerem, protegerem suas famílias e evitarem os riscos de contaminação.
Fazemos um apelo para que todos respeitem as medidas propostas pelas autoridades e que assim possamos vencer, o mais breve possível, a pandemia.