Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Moradores temem desabamento de casas após deslizamento de terra na zona Sul

O deslizamento de terra, que aconteceu na zona Sul de Manaus, atingiu parcialmente uma casa e colocou em risco outras estruturas

Moradores temem desabamento de casas após deslizamento de terra na zona Sul

(Foto: Márcio Silva)

A forte chuva da madrugada desta terça-feira, 28, causou o deslizamento de um barranco na rua Sá Peixoto, no Educandos, zona sul de Manaus. Moradores que tiveram as casas afetadas, temem que o barranco volte a cair e atinja as famílias.

O barranco atingiu parcialmente a casa da aposentada Antônia Nazáreo Paiva, 86, e colocou em risco outras duas estruturas. Segundo ela, era por volta de três horas da madrugada quando aconteceu o deslizamento que destruiu um banheiro externo da casa.

Um banheiro da casa de dona Antônia foi coberto pela terra (Foto: Márcio Silva)

“Quando meu marido me avisou eu fiquei triste, pensei logo nos meus três netos que estavam dormindo no quarto da frente, mas ainda bem que não aconteceu nada com eles”, disse.

A aposentada que mora há 30 anos no local com filhos e netos, afirmou que é a primeira vez que o barranco desliza. A família foi notificada pela Defesa Civil a deixar a casa, mas não vai se retirar pois não tem para onde ir. 

A casa de Ariana Melo, 33, também foi prejudicada, após o deslizamento a estrutura corre risco de desabamento. A jovem mora com o marido e os quatro filhos na residência e diz que no momento do escorregamento de terra ficou muito assustada.

A casa de Ariana corre risco de desabamento (Foto: Márcio Silva)

”Eu saí correndo na chuva com a minha bebê e os meus filhos, fiquei com medo, não consegui ver o que tinha caído na parte de trás, achei que tinha desabado tudo”, disse.

Parte do banheiro da casa cedeu no deslizamento, e a varanda está em risco. A família também foi recomendada a sair do local, mas não tem condições de conseguir outro lugar para morar.

A Defesa Civil informou que vai retornar ao local nesta quarta-feira, 29, para realizar uma vistoria mais minuciosa. Além disso, um assistente social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) vai acompanhar a vistoria e as famílias em risco serão colocadas no aluguel social.