Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

População lota Hemoam para doar sangue neste sábado

Gesto de solidariedade e amor ao próximo reuniu mais de 100 pessoas na tarde deste sábado

População lota Hemoam para doar sangue neste sábado

Doadores lotam recepção do Hemoam (Bruno Pacheco/Amazonas1)

Com o lema “Amor em tudo o que faz”, membros da Associação Amazonas Roraima (AAmar) e da Associação Central de Manaus (Aceam), da igreja Adventista do Sétimo Dia, da zona Leste, lotaram a Fundação Hospitalar de Hematologia do Amazonas (Hemoam), na tarde deste sábado, 15, para doarem sangue.

Hemoam - público faz fila

(Foto: Cristie Sicsú/Divulgação)

 

Veja também: Estoque crítico: Hemoam convoca doadores de sangue com urgência

A ação reuniu aproximadamente 100 pessoas que se vonluntariaram no ‘Projeto Vida por Vidas’, que tem o objetivo de suprir a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros, através do estabelecimento do hábito de doar, e também, da conscientização de cada cidadão quanto à importância de ser um doador regular. O programa acontece a cada três ou quatro meses ao longo do ano, de acordo como recomenda a fundação para manter a regularidade dos doadores.

Para o estudante Leonardo Balieiro, 19, que realizou sua segunda doação a convite da igreja, o ato é um sinal de amor ao próximo e é importante que a população também tenha a sensibilidade em se dispor à doar sangue.

Público lota Hemoam

(À esquerda) Leonardo Balieiro, 19, e Daniel Santos, 28 anos, (Foto: Bruno Pacheco/Amazonas1)

“Me sinto renovado, é a segunda vez que venho doar. A primeira, vim sozinho, pois sei que muitas pessoas necessitam e com isso eu posso salvar uma vida humana. Para mim, é um gesto de solidariedade que deve ser compartilhado para que mais pessoas se encoragem a doar”, destacou.

Quem pode doar sangue?

Para ser doador, basta comparecer à sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, no bairro Chapada, na zona Centro-Sul de Manaus. É precido ter o peso acima de 50kg, estar com boa saúde e ter entre 16 a 60 anos. Conforme o Hemoam, menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.

No dia da doação, também é necessário estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto. O órgão também emite algumas recomendações, entre as quais: nunca doar em jejum; dormir pelo menos seis horas na noite anterior; não ingerir bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores; e evitar refeições gordurosas.

No sangue doado, segundo a fundação, são realizados vários exames. “É importante saber que existem doenças que podem ser transmitidas numa transfusão de sangue e que, por determinado período são são detectadas nos exames realizados nos laboratórios (janela imunológica). Por isso, seja honesto em responder as perguntas da entrevista”, explica o Hemoam.

Alerta

A unidade anuncia que a preocupação da instituição está no período pós-carnaval, entre 26 e 29 de fevereiro, mesmo com o estoque regular na semana pré-carnaval. A falta de doadores pode afetar os níveis de estoque de sangue do hemocentro, cuja média de comparecimento deve ser no mínimo de 150 doações/dia. Para ser considerado regular, o estoque do Hemoam precisa ter pelo menos 800 bolsas amazenadas ou o equivalemte a 250 doações de sangue diárias.

“Precisamos sensibilizar a população para que compareçam principalmente nos dias após as festas”, diz a assistente social da Gerência de Captação de doadores do Hemoam, Noemy Priante.

A coleta de sangue terá horário especial durante a semana carnavalesca, funcionando das 7h às 18h, no sábado de carnaval, 22. Na segunda-feira, 24, o hemocentro abrirá de 7h às 13h. Na terça-feira, 25, o Hemoam não funcionará, mas na quarta-feira de Cinzas, 26, o horário de expediente será de 13h às 18h.