Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Professores anunciam paralisação por dois dias contra retorno de aulas presenciais

A decisão ocorreu após Assembleia Geral nessa última terça-feira (18). Eles defendem que a pandemia da covid-19 ainda não está controlada no Amazonas

Professores anunciam paralisação por dois dias contra retorno de aulas presenciais

Escola Vicente de Paula. Foto: Marcio James / Semcom

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) anunciou uma paralisação de emergência prevista para ocorrer nesta segunda (24) e terça-feira (25), na tentativa de suspender o calendário de aulas presenciais na rede pública estadual de ensino. No dia 24 esta previsto o retorno dos alunos do ensino fundamental.

A decisão ocorreu após Assembleia Geral realizada pelo Sinteam, nessa última terça-feira (18). Eles defendem que a pandemia da covid-19 ainda não está controlada no Amazonas. O anúncio da parada foi feito pelas redes sociais da entidade.

Leia mais: Professores deflagram greve geral contra retorno das aulas presenciais em Manaus

“Os casos de covid-19 não param de aumentar nas escolas e o governo não voltou atrás. Iremos comunicar a decisão formalmente à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e vamos intensificar a luta para garantir a vida das pessoas”, disse a presidente Ana Cristina Rodrigues.

A categoria usou como base as informações do Atlas ODS Amazonas, projeto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde trás uma nota técnica recomendando a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino, pelo fato de ter constatado que houve alteração no perfil de mortes nos casos da doença.

Leia mais: Atlas ODS Amazonas defende suspensão das aulas presenciais no Amazonas

De acordo com a análise da pesquisa, houve um aumento desproporcional de casos e de óbitos nas faixas etárias de 0 a 29 anos, principalmente entre as mulheres, sendo que nas comunidades escolares as mulheres são maioria entre os estudantes, docentes e gestores.

“Isso reforça nossa intenção de suspender as aulas presenciais, uma vez que nossos alunos e uma boa parte da categoria encontra-se nesta faixa etária”, pontuou Ana Cristina Rodrigues.

Calendário

Conforme o cronograma da Seduc, as aulas presenciais das unidades estaduais de ensino em Manaus retornaram no dia 10 de agosto, para estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Ainda não há previsão para retorno das aulas no interior do Amazonas.

Veja publicação na íntegra:

SINTEAM aprova paralisação total de dois dias e exige suspensão do calendário de aulas presenciaisO Sindicato dos…

Publicado por Sinteam em Terça-feira, 18 de agosto de 2020