Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Professores mantêm paralisação para forçar retorno de aulas on-line em Manaus

Segundo o sindicato, já são mais de 40% das escolas com trabalhadores diagnosticados com a doença no período de transmissão

Professores mantêm paralisação para forçar retorno de aulas on-line em Manaus

Foto: Divulgação

Mesmo após a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) decidir adiar o retorno dos alunos do ensino fundamental, previsto para esta segunda-feira (24) em Manaus, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) anunciou que seguirá com a paralisação total de advertência na segunda e terça-feira (25).

O anúncio ocorreu em vídeo publicado nas redes sociais da entidade sindical, neste domingo (23). Nele, a presidente do Sinteam, professora Ana Cristina Rodrigues, reforça a greve de emergência e pede apoio da população.

Leia mais: Professores anunciam paralisação por dois dias contra retorno de aulas presenciais

“É preciso que a sociedade entenda que estamos lutando pela vida. Em três dias de testagem, são 162 casos confirmados de trabalhadores em educação com a covid-19. Somos uma categoria em risco”, diz em um trecho do vídeo.

Segundo o sindicato, já são mais de 40% das escolas com trabalhadores diagnosticados com a doença no período de transmissão e, afirmou, também, que mais de 1,7 mil pediram afastamento por ter comorbidades.

“Já conseguimos forçar a realização de testes e adiar o reinício do ensino fundamental. Precisamos suspender, também, o ensino médio e manter apenas as aulas online”, finaliza a publicação.

Paralisação em defesa da vida24 e 25 de agosto de 2020Não vá para a escola. Precisamos mostrar nossa força e chamar a…

Publicado por Sinteam em Domingo, 23 de agosto de 2020

Retorno adiado

Na última sexta-feira (21), a Seduc anunciou que decidiu adiar o retorno dos alunos dessa etapa, para retomar as aulas presenciais com 100% das escolas estaduais de Ensino Fundamental preparadas.

Segundo a pasta, a retomada ocorrerá após a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) validar os protocolos de saúde, que estão sendo implantados em todas as 107 unidades do Ensino Fundamental de Manaus.

Leia mais: Volta às aulas nas escolas de ensino fundamental é adiada em Manaus

Aulas não estão suspensas

Procurada pelo Portal AM1, a Seduc  esclareceu que as aulas não estão suspensas para estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciadas no dia 10 deste mês e que vêm seguindo todos os protocolos de saúde defendidos no plano de retorno.

“A secretaria reforça que segue todas as orientações da FVS, que acompanha os casos de covid-19 no Amazonas, e o órgão não estipulou a suspensão das aulas. Logo, as atividades presenciais seguem com o cronograma normal, como tem ocorrido desde o dia 10 de agosto”, disse.

A pasta também afirma que no caso de confirmação de contágio, o protocolo seguido é “a suspensão das aulas no dia da notificação para desinfecção, com retorno das atividades presenciais no dia seguinte. Às sextas-feiras, todas as aulas são pelo projeto “Aula em Casa”, portanto, não há suspensão de atividades registrada.”

Sobre a convocação de paralisação geral da categoria na tentativa de suspender o calendário de aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, a Seduc preferiu não se manifestar.