Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Saúde: atenção primária vai receber 95 novos médicos, em Manaus

Bolsistas foram selecionados pelo processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UEA)

Saúde: atenção primária vai receber 95 novos médicos, em Manaus

Solenidade de acolhimento dos novos médicos aconteceu na tarde desta segunda-feira, 25 (Foto: Ericles Albuquerque/Amazonas1)

Um total de 95 médicos, aprovados no programa Mais Saúde Manaus (Promais), participaram de solenidade de acolhimento na tarde desta segunda-feira, 25, realizada na sede da prefeitura, bairro Compensa, Zona Oeste da cidade, pelo prefeito Arthur Neto (PSDB). Os bolsistas foram selecionados pelo processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UEA).

O Promais é um curso de especialização ofertado pela Prefeitura de Manaus, que tem como diretrizes básicas a qualificação dos profissionais para o aprimoramento de serviços e a ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), pelas zonas da cidade e rurais.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou que o objetivo do programa é levar atenção primária à saúde, beneficiando os médicos e toda a população na assistência básica, haja vista que o Estado prioriza na saúde a alta complexidade da medicina.

Essa é a quarta turma de especialização em saúde pública ofertada pela prefeitura, totalizando 215 bolsistas que já participaram do programa, que proporciona aprendizado baseados em vivências práticas do SUS. Os novos 95 bolsistas participarão do curso de aprimoramento para formação acadêmica por 24 meses e receberão bolsa no valor de R$ 11 mil.

Arthur Neto disse que se necessário irá criar uma lei para a permanência deste projeto. “Eu considero que esse é um dos programas mais importantes do meu governo, é algo que eu tenho certeza que está contribuindo diretamente com a população. O objetivo é aproveitar bons médicos e ao mesmo tempo darmos uma satisfação para o povo, que precisa de assistência básica com qualidade. Se for necessário criar uma legislação para esse projeto que é política pública eu vou criar”.