Aleam vazia. (Foto: Laércio Sousa/Aleam)
Manaus (AM) – A disputa pelas 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entra na reta final com um cenário concentrado em nove partidos e federações. Uma projeção eleitoral baseada na força das nominatas estima um quociente eleitoral próximo de 87 mil votos para a eleição proporcional de 2026.
O número, porém, é apenas uma estimativa. O quociente eleitoral oficial só será conhecido depois da apuração, porque depende do total de votos válidos para deputado estadual. Uma análise publicada nesta semana também trabalha com a faixa de 86,9 mil votos.
A partir desse cenário, o mapa projetado para a Aleam fica dividido da seguinte forma:
União Brasil/Progressistas — 4 a 5 cadeiras
A federação formada por União Brasil e Progressistas aparece com possibilidade de conquistar entre quatro e cinco vagas.
Nomes apontados na projeção:
– Adjuto Afonso
– Brena Dianná
– Carlinhos Bessa
– Dr. Jorge Lins
– Dr. Gomes
– Mário César Filho
– Vandyelene Monteiro
MDB — 3 a 4 cadeiras
O MDB aparece com possibilidade de eleger de três a quatro deputados.
Nomes apontados como mais competitivos na projeção:
– Thiago Abrahim
– Cristiano D’Angelo
– Davi, do Alto Solimões
– Felipe, de Humaitá
– Kennedy, de Manaus
– Matheus Garcia
PSD — 3 a 4 cadeiras
A nominata do PSD também aparece na faixa de três a quatro vagas.
Nomes cotados:
– Bosco Saraiva
– Eurico Tavares
– Mayra Dias
– Rozenha
– Yo
– Emanuel Pinheiro
Uma análise publicada em agosto estimou que o PSD precisaria atingir aproximadamente 87 mil votos para conquistar uma cadeira e entre 261 mil e 348 mil votos para chegar a três ou quatro vagas. Rede Onda Digital
PL — 3 a 4 cadeiras
O PL aparece projetado na faixa de três a quatro cadeiras.
Nomes apontados:
– Delegado Péricles
– Débora Menezes
– Cabo Maciel
– Kidson Maia
– Sargento Salazar
A nominata oficial do PL inclui esses candidatos na disputa proporcional deste ano. Justiça Eleitoral
Avante — 3 cadeiras
O Avante aparece com projeção de três vagas, considerando uma composição de duas cadeiras mais uma possível vaga pelas sobras.
Nomes apontados:
– Abdala Fraxe
– David Reis
– Daniel Almeida
– Eduardo Assis
– João Roberto
– Elan Alencar
Republicanos — 2 cadeiras
A projeção indica duas vagas para o Republicanos.
Nomes apontados:
– Dan Câmara
– João Luiz
– Rodrigo Guedes
Podemos — 2 cadeiras
O Podemos aparece com possibilidade de conquistar duas vagas, em uma disputa considerada aberta dentro da nominata.
Nomes citados:
– Coronel Bonates
– Coronel Vinícius
– Heraldo CB
– Felipe Souza
– Glênio Seixas
– Sargento Loiola
– Omara Linch
Federação PT/PV/PCdoB — 1 a 2 cadeiras
A federação formada por PT, PV e PCdoB aparece na faixa de uma a duas vagas.
Nomes apontados:
– Clóvis Curubão
– Sinésio Campos
– Zé Ricardo
O cenário tem como um dos pontos de atenção a força eleitoral de Clóvis Curubão em São Gabriel da Cachoeira. Sinésio Campos, por sua vez, afirmou publicamente que a federação trabalha para conquistar pelo menos três cadeiras — uma projeção política do próprio candidato, diferente da simulação apresentada neste mapa.
Agir — 1 cadeira
O Agir aparece com possibilidade de conquistar uma vaga.
Disputa apontada:
– Marcelo Palhano
– Gendra Lobato
A disputa que vai além dos nomes
O sistema proporcional faz com que a eleição para a Aleam não seja definida apenas pela votação individual dos candidatos. O desempenho de cada partido ou federação é fundamental para determinar quantas cadeiras serão conquistadas, além da distribuição das chamadas sobras.
Por isso, uma candidatura pode ter votação expressiva individualmente e ainda depender do desempenho de toda a chapa para garantir uma cadeira.
A projeção também não representa resultado eleitoral. Trata-se de um cenário possível, elaborado a partir da composição das nominatas, desempenho anterior e estimativas para o quociente. A própria análise publicada sobre a disputa ressalta que a simulação não constitui pesquisa eleitoral nem previsão do resultado das urnas.
O TSE já registra oficialmente as candidaturas para deputado estadual no Amazonas, incluindo nomes das diferentes legendas e federações que participam da disputa.
LEIA MAIS:





