Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Marcelo faz enquete sobre PL e critica; ‘Quem concorda em pagar a energia do Galvão Bueno?’

O deputado Marcelo Ramos usou o Twitter para comentar os prós e contras do Projeto Lei (PL) que visa a distribuição de energia solar

Marcelo faz enquete sobre PL e critica; ‘Quem concorda em pagar a energia do Galvão Bueno?’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

MANAUS, AM – O deputado federal Marcelo Ramos (PL) usou o Twiiter, nesta quinta-feira (22), para divulgar uma enquete onde buscou a reflexão e opiniões a respeito do Projeto de Lei 5829. O PL objetiva normatizar o uso de energia solar no país. Nos posts de Ramos, que também é vice-presidente da Câmara dos Deputados, sobrou até para o narrador Galvão Bueno.

Leia mais: Exonerado, ex-chefe da PF no Amazonas alfineta Ricardo Salles no Twitter 

PL que faz o pobre pagar conta dos ricos

Em primeiro lugar, o deputado defende que é a favor da energia solar no país e que está de acordo com todas as iniciativas voltadas para participação maior desse modelo na contratação de demanda das distribuidoras. Porém, Marcelo Ramos não concorda com a ideia de que parte dos impostos que serão cobrados a usuários do sistema seja pago por quem não tem condições de ter a energia.

“Sou entusiasta da energia solar! Apoio todas as iniciativas. Defendo uma participação maior desse modelo na contratação de demanda das distribuidoras. Porém, não posso concordar com a parte do negócio da solar sendo pago porque quem não pode ter a energia solar, que são justamente os mais pobres”, declara.

Além disso, Ramos mergulha na discussão com internautas e relembra um argumento utilizado por apoiadores da energia solar. Contudo, ele questiona que se realmente o sistema de energia solar não terá taxas nem subsídios e o porquê do seu Projeto de Lei não ser aprovado por um dos relatores do PL 5829.

“Uma pergunta bem simples ao relator do PL 5829. Se, segundo a apresentação do seu relatório, GD não tem subsídio, por que não acata minha emenda 20 que veda expressamente subsídios? Qual o problema de vedar o que não existe? A verdade é que GD tem subsídio pago pelos pobres!”, afirma.

O PL rendeu para Galvão Bueno

Além dos relatores, as investidas do vice-presidente da Câmara foram parar até para Galvão Bueno, que além de ser apoiador do método de energia solar, é também usuário do sistema de energia. Nesse sentido, Marcelo comenta sobre o vídeo que apoiadores do GD tem distribuído para o incentivo ao sistema de energia. Galvão Bueno está no vídeo. De acordo com o deputado, o vídeo só confirma seu argumento de que o pobre irá pagar a conta de energia dos ricos.