Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Marcos Pontes questiona orçamento, mas segue fiel a Bolsonaro

Mesmo Pontes reclamando dos cortes no orçamento, ele disse que se manterá até o fim do governo e já recebeu promessas de ajuda à pasta

Marcos Pontes questiona orçamento, mas segue fiel a Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

BRASÍLIA, DF – Após cortes no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, comandada pelo astronauta Marcos Pontes, o ministro se manifestou no Twitter sobre o tema, afirmando ser uma falta de consideração com a pasta que já tem um pequeno orçamento.

“Falta de consideração. Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade. Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, escreveu o ministro no Twitter.

Mesmo com a fala do ministro, feita no último dia 10, em que a mesma ecoou nas redes sociais, com comentários de quem é contra a gestão de Jair Messias Bolsonaro (sem partido), Marcos Pontes admitiu que continuará até o fim do mandato do presidente, em 2023.

Os cortes no valor de R$ 600 MILHÕES foram aprovado no Congresso, a pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Pontes, isso pode inviabilizar projetos já anunciados, como o Centro Nacional de Vacinas, a ser instalado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e a Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que no início de setembro prometeu um investimento de R$ 250 milhões em pesquisa.

Leia mais: ‘Alcolumbre e meu pai podiam ter evitado’, diz Flávio Bolsonaro sobre situação do pai e Alcolumbre

Porém, três dias após a declaração feita no Twitter, o ministro disse em audiência na Câmara dos Deputados, que a tensão havia esfriado, após receber promessa de ajuda para reverter a situação , assim como, se manterá firme no cargo e pretende ir até o fim do governo.

“Eu sou um piloto de combate. Eu fui treinado para defender o país, fui treinado para cumprir a missão. Então eu não me apego a cargos, me apego à missão”, disse Pontes, que é tenente-coronel da Aeronáutica e foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, um feito que ele incorporou ao seu marketing pessoal.

(*) Com informações UOL

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter