Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Coluna AM1

Maria do Carmo Seffair pode ficar de fora da eleição majoritária pela 2ª vez seguida

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (18). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Maria do Carmo Seffair pode ficar de fora da eleição majoritária pela 2ª vez seguida

Alerta

A reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, que deixou o PSDB para assumir o comando do NOVO e já alimenta o sonho de ser pré-candidata à prefeita de Manaus nas eleições de 2024, pode ficar de fora da eleição majoritária, com base no que diz o estatuto do partido entregue a este colunista por filiados da sigla, que estão insatisfeitos com as pretensões de Seffair.

Impedimento

O estatuto estabelece que Maria do Carmo Seffair, caso queira disputar a eleição deste ano, deixe o comando do partido Novo em até 12 meses antes do fim do período de registro de candidatura, previsto para final de agosto. Com isso, ela deveria ter deixado o comando da sigla em agosto do ano passado, quase dois meses após assumir o comando da sigla em julho de 2023.

Brecha

Seffair – que sonhou em disputar o cargo de governadora do Amazonas em 2022, mas acabou sobrando para ela ser candidata a 1ª suplente de Arthur Neto (sem partido) na disputa para senador – foi procurada por esta coluna e questionada sobre o impedimento do Estatuto a sua candidatura à Prefeitura de Manaus. A equipe dela diz que há uma resolução interna que mudou o prazo de afastamento, que, agora, passa a ser de seis meses antes do pleito para a descompatibilização do cargo. Mas a versão é contestada por membros do partido, que estão insatisfeitos com a pré-candidatura da reitora da Fametro.

Novidade

Um dos nomes cotados para a disputa entre os Lins por vagas na CMM em 2024 seria de um segundo herdeiro do ex-deputado estadual Belarmino Lins (PP), o “Belão”, que deixou a vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para o filho, Dr. George Lins (UB), e virou superintendente adjunto de Operações da Suframa.

De médico a vereador

Esta coluna apurou que o herdeiro também é médico e agora sonha entrar para a política. Inclusive, já estaria filiado ao UB, o mesmo partido pelo qual o irmão foi eleito deputado estadual. Parece que a regra é primeiro ser doutor, para depois ser político. Será que ele vai seguir os passos do irmão quando o assunto é gastos com o dinheiro público? George Lins foi o que mais viajou e recebeu diárias nos meses de julho e agosto de 2023. O montante foi de R$ 44.162,71, dividido em quinze diárias e meia.

Desincompatibilização

Para disputar um cargo de prefeito ou vereador nas Eleições de 2024, ocupantes de diversos cargos e funções – como servidores públicos e militares, por exemplo – devem estar atentos aos prazos de desincompatibilização exigidos por lei. O prazo pode ser de três ou até seis meses antes do pleito.

Futebol

Torcedor do Paysandu, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), preferiu não usar o manto rubro-negro no jogo do Flamengo na Arena da Amazônia. Mas, para não desagradar a torcida do time visitante, fez questão de combinar com a primeira-dama, Taiana Lima, de vestirem roupas nas cores preto e vermelho. Agora quem nem pisou no lugar foi o deputado estadual e presidente da Aleam, Roberto Cidade. Isso porque Roberto é vascaíno e não cairia bem para ele tá secando o rival. Mas, no dia 8 de fevereiro, ele promete ser um dos primeiros a entrar no estádio, para assistir ao jogo do time do coração.

Estamos de olho

Aproveitando que o assunto futebol está em alta, vários políticos foram prestigiar o Flamengo na Arena da Amazônia. Mas, esses mesmos políticos esquecem de fiscalizar os serviços essenciais, como saúde, segurança e educação. E falando em educação, se tem um ou dois que cobram o pagamento do Fundeb são muitos. Ontem, por exemplo, o deputado estadual Mário César Filho (UB) estava se sentindo um líder da torcida organizada Raça Fla, que marchou do Eldorado até a Arena. O deputado foi um dos primeiros puxando a multidão e fazendo cordão humano com os braços. Para o Campeonato Carioca, o deputado marcha que é uma beleza, mas quando tem manifestação em frente à Aleam ele ignora os eleitores.

Retorno

É esperado que David Almeida (Avante) retorne ao comando da Prefeitura de Manaus nesta sexta-feira (19). Por enquanto, a cidade está sob os cuidados do vice-prefeito, Marcos Rotta (sem partido).

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI