Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Maternidade de Manacapuru recebe reforma após 30 anos

A inauguração da maternidade foi, praticamente, um comício político antecipado no qual parlamentares foram ovacionados pela população com direito à placa de gratidão.

Maternidade de Manacapuru recebe reforma após 30 anos

Inauguração de maternidade em Manacapuru (Foto: Divulgação)

Manacapuru (AM) – Após 30 anos de sua fundação, a maternidade Cecília Cabral, no município de Manacapuru (a 98,8 quilômetros de Manaus), ganhou reforma completa e foi entregue à população na última sexta-feira (12).

A reforma é resultado de emenda parlamentar do deputado federal e líder do partido Republicanos no Amazonas, Silas Câmara.

Manacapuru, até 29 de dezembro de 2023, tinha a população de 101.883 habitantes e, é também, o maior colégio eleitoral do interior do estado, com 75.518 mil eleitores. Dessa forma, a cidade é muito disputada entre os políticos, especificamente, em período de eleições.

Sendo assim, o tabuleiro político para a corrida eleitoral municipal do pleito de 2024 já começa a se movimentar e os parlamentares já aproveitam para se direcionar aos maiores colégios eleitorais com suas estratégias políticas e, sempre que podem, direcionando o povo a votar em seus escolhidos.

Sob o mesmo ponto de vista, a inauguração da maternidade na cidade foi, praticamente, um comício político antecipado em que o prefeito Beto D’Ângelo (Republicano), seus aliados e o deputado Silas Câmara deram um show à parte, usando um vocabulário emotivo para com os presentes.

“Essa maternidade veio para mostrar que nós temos zelo, que nós temos cuidado e que nós amamos o nosso povo. [Há, agora,] equipamentos que nunca, Manacapuru teve à disposição. Equipamentos estes que são frutos das emendas do nosso deputado federal Silas Câmara. E nós estamos falando de tudo o que é de bom e novo”, disse o prefeito.

Mais emendas

O chefe do Executivo municipal afirmou, ainda, que mais obras estão programadas para serem entregues ao município até ao fim da gestão e que ele vai “trabalhar como se fosse o seu primeiro dia como prefeito”.

“Que até o dia 31 de dezembro, nós vamos estar trabalhando como se fosse o nosso primeiro dia de trabalho como prefeito. Não é uma despedida, mas sim, uma continuidade de um trabalho que começou em 2017”, afirmou o mandatário, que já aposta em um novo candidato para dar continuidade ao seu legado.

Ao que parece, Manacapuru já está sendo visada por políticos não só para o pleito municipal, mas também, já é uma porta de entrada para eleger ou reeleger quem está mirando uma vaga no Senado ou para quem quer manter a sua cadeira em Brasília.

Neste caso, podemos citar as emendas parlamentares destinadas ao município pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). Segundo Beto D’Ângelo, os senadores já disponibilizaram recursos públicos para reformar ou construir obras essenciais na terra da ciranda.

“Em breve, nós vamos entregar o melhor e mais bonito Centro de Convivência do Idoso. É cartão postal também, frutos das emendas do nosso senador Eduardo Braga e, com ele, vem a compra de dois ônibus, duas caminhonetes e uma van para dar apoio à assistência e aos nossos pacientes crônicos renais. Já licitamos e já vamos fazer a compra, e o recurso já está na conta!”, afirmou o prefeito à população, que o ovacionou.

Conforme Beto, Omar Aziz destinou recursos públicos para reformar a policlínica da cidade e que, inclusive, os aparelhos essenciais já estão comprados, prontos para serem usados, como mamógrafo, raio-x e ultrassom.

“Tudo isso é mantido com recursos do nosso município e com emendas parlamentares de nossos deputados federais, dos nossos senadores e do nosso deputado estadual Cristiano D’Ângelo] que está chegando agora”.

A maternidade

A reforma do local conta com uma estrutura nova e com capacidade para mais de 1.500 atendimentos mensais. Além disso, há 20 espaços completamente equipados, incluindo salas de pós-parto; postos de enfermagem; teste do pezinho; vacinação; fonoaudiologia; farmácia satélite; cartório e uma sala de pré-parto, onde onde são promovidas as boas práticas, incentivando o parto normal.

A unidade também conta com uma sala de assistência ao recém-nascido. Nesse sábado (14), por exemplo, já foi realizado o primeiro parto no local e, coincidentemente, a criança se chama Laura Cecília e pesou 2,600g, conforme divulgou a maternidade em suas redes sociais.

LEIA MAIS: