Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Manacapuru pode eleger 1ª mulher prefeita em 2024

A atual vice-prefeita da cidade, Valcileia Maciel (MDB), aparece liderando pesquisas à frente de outros possíveis candidatos.

Manacapuru pode eleger 1ª mulher prefeita em 2024

(Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Manacapuru (AM) –  O jogo no tabuleiro político para as eleições de 2024 já começa a se desenhar no Amazonas. Em Manacapuru, por exemplo, Valcileia Maciel (MDB) aparece como uma forte possível candidata a se tornar a primeira mulher prefeita da cidade, conforme aponta a pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião.

Maciel é a atual vice-prefeita da cidade e aparece no levantamento, feito pela Perspectiva, à frente de outro possíveis candidatos ao cargo majoritário nas eleições municipais – que ocorrem ano que vem.

Na pesquisa de intenções de votos, a emedebista deixa para traz o assessor direto do prefeito Beto D’Ângelo (Republicanos), o peruano Franz Meléndez, que seria o candidato “escolhido” por D’Ângelo para ser seu sucessor na prefeitura.

A vice, na pesquisa Estimulada, onde o entrevistador cita nomes de possíveis candidatos a prefeito, tem 47,1% de potencial de votos, levando em consideração que ela foi escolhida como primeira e segunda opção dos eleitores.

Já Meléndez, foi escolhido por 27,6% dos manacapuruenses. O terceiro colocado é o empresário José Maria Bastos, com 18,4% de intenção de votos. Quem aparece em quarto lugar é o presidente do clube de futebol Princesa do Solimões, Raphael Maddy, com 9,4% de potencial de votos.

Rejeição

O levantamento também mostra que Maciel aparece com o menor número de rejeição entre os possíveis candidatos. Apenas 5,1% do eleitorado de Manacapuru rejeita o nome dela.

José Maria Bastos foi apontado como o maior rejeitado entre os citados, 9,2% não aprovam seu nome para ocupar a cadeira de novo prefeito da cidade – Raphael Maddy tem 7,9% de rejeição e  Franz Meléndez, 6,9%.

MDB

Se as pesquisas se confirmarem nas urnas em 2024 e Maciel se consolidar nova prefeita, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do senador Eduardo Braga, terá uma representante majoritária na cidade.

Manacapuru, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), é o terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas,  com 72.802 mil eleitores – ficando apenas atrás de Manaus e Parintins.

O prefeito da cidade e a vice, inclusive, são aliados de Braga e o apoiaram ano passado na disputa pelo governo e, em vários momentos, já apareceu em publicações nas redes sociais ao lado do parlamentar.

Mas nas eleições de 2022, quando Braga perdeu para Wilson Lima (UB), a cidade deu vitória para Lima –foram 28.005 votos, 55,22% dos votos, enquanto Braga teve a preferência de 44,78% dos eleitores e registrou 22.714 votos.

O atual prefeito de Manacapuru em campanha para Braga em 2022 (Foto: Divulgação/ redes sociais)

Dados

A Perspectiva ouviu 350 pessoas na cidade no dia 26 de junho – e possui margem de erro de 5,2%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.

LEIA MAIS: