Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Homem de confiança de Beto D’Ângelo é preso por estupro

Conforme a Polícia Civil, Rosinaldo Cavalcante Moura utilizava do cargo que ocupava na Prefeitura de Manacapuru para assediar e importunar sexualmente as funcionárias.

Homem de confiança de Beto D’Ângelo é preso por estupro

(Foto: Reprodução/ Vídeo)

Manaus (AM) – O ex-secretário de assistência social de Manacapuru, Rosinaldo Cavalcante Moura, de 51 anos, foi preso, nesta quarta-feira (21), por assédio e importunação sexual praticado contra ex-funcionárias. A prisão aconteceu em Belém, no Pará. Rosinaldo, que é pastor, estava no comando da pasta desde o primeiro mandato de Beto D’Ângelo e foi exonerado do cargo, no dia 16 deste mês, por conta das denúncias.

De acordo com a delegada Roberta Merly, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DIP) de Manacapuru, as investigações iniciaram na ocasião em que uma das vítimas compareceu à delegacia para formalizar a denúncia contra o autor.

“Além desta, outras vítimas, encorajadas a buscar ajuda, também vieram à delegacia para denunciar o Rosinaldo pelas mesmas práticas criminosas. Segundo elas, o procurado utilizava do cargo que ocupava para intimidá-las”, contou.

A delegada conta, ainda, que durante as diligências as equipes de investigação receberam a informação de que o ex-secretário estaria na cidade de Belém, no Pará, em um evento da igreja, e embarcaria para Manaus na terça-feira (20).

(Foto: Divulgação)

“Como tínhamos a informação de que ele viria para Manaus, fomos para o aeroporto da capital amazonense e ficamos aguardando a sua chegada. Entretanto, houve um contratempo e o homem não embarcou para a cidade e permaneceu em Belém, ocasião em que foi solicitado apoio dos policiais civis da PC-PA, para localizá-lo”, disse.

Conforme a titular, as equipes da Divisão de Homicídios, da PC-PA, iniciaram as buscas pelo homem e, na data de hoje, obtiveram êxito no cumprimento da prisão preventiva dele, que estava residindo em um hotel no bairro São Brás, naquele estado.

Rosinaldo responderá por estupro e ficará à disposição do Poder Judiciário, aguardando transferência para o Amazonas.

Exoneração 

Em nota, a Prefeitura de Manacapuru informou que tomou a decisão de exonerar o servidor após tomar conhecimento das acusações por meio de portais de notícias.

“A Procuradoria-Geral do Município realizou consulta no Banco Nacional de Mandados de Prisões -BNMP e aferiu à veracidade da informação, esclarecendo que o ex-secretário se encontrava exonerado das funções do cargo político desde 16 de junho de 2023, por força do decreto nº 1682, editado na respectiva data”, diz um trecho da nota.

Apesar da confirmação da prefeitura, a exoneração de Rosinaldo ainda não foi publicada nas redes sociais. A última movimentação dele nas redes sociais foi há três dias, quando compartilhou uma postagem da secretaria sobre o Dia do Orgulho Autista.

Veja o vídeo

LEIA MAIS: