Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Política

Mauro Campbell toma posse como novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral

Ministro será o responsável por fiscalizar a regularidade dos serviços eleitorais durante o pleito de 2022

Mauro Campbell toma posse como novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral

Foto: Gustavo Lima / STJ

O ministro amazonense Mauro Campbell assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Em votação simbólica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro obteve seis dos sete votos em disputa contra Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi empossado nessa terça-feira (9), no cargo de ministro efetivo da Corte.

Campbell assume a Corregedoria do TSE no lugar do ex-ministro Luis Felipe Salomão, que deixou o cargo no dia 29 de outubro, ao término do período de dois anos na função. Portanto, ele fica no cargo durante as eleições de 2022.

O novo corregedor-geral será responsável por atos de fiscalização e eventuais ações referentes a irregularidades, denúncias e suspeitas de fraudes e erros por parte dos candidatos que estiverem concorrendo ao pleito.

Perfil

O empossado nasceu em Manaus (AM) e iniciou a carreira como advogado no Rio de Janeiro, entre 1985 e 1986. Em sua trajetória, ocupou os cargos de assessor jurídico da Companhia Energética do Amazonas e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), foi promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPAM), atuou como secretário estadual de Justiça, de Segurança Pública e da Controladoria-Geral do Estado e foi procurador de Justiça. Quando assumiu o cargo de ministro do TSE, em 2008, estava no terceiro mandato como procurador-geral.

(*) Com informações SBT News e Correio do Povo

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter