Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Esportes

Medalhista olímpica de vôlei, Ana Moser será a nova ministra do Esporte

Quando assumir o cargo em 2023, Moser será a primeira mulher a ocupar a pasta

Medalhista olímpica de vôlei, Ana Moser será a nova ministra do Esporte

Lula e Ana Moser. (Foto / Ricardo Stuckert)

Ana Moser, de 54 anos de idade, foi anunciada para liderar o Ministério do Esporte no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começa nesta segunda, dia 1º de janeiro de 2023. Quando assumir o cargo em 2023, ela será a primeira mulher a ocupar a pasta.

A ex-jogadora participou do grupo de transição de Lula, especificamente das discussões sobre esporte. Também é uma das diretoras da organização “Atletas pelo Brasil”, uma iniciativa criada há 15 anos por atletas e ex-atletas que lutam pela democratização do esporte no País.

Leia mais: Lula retorna a Brasília para anunciar mais 16 ministros

Nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro, o esporte virou uma secretaria especial, subordinada ao Ministério da Cidadania.

Carreira esportiva

Moser é considerada uma das maiores atletas da história do voleibol brasileiro. Catarinense, ela começou a treinar no esporte aos 7 anos e, aos 16, já integrava a Seleção Brasileira Juvenil.

Com a camisa brasileira, a atleta conquistou 13 medalhas e participou de três edições dos Jogos Olímpicos (Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996), conquistando a medalha de bronze na última delas.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A ex-atacante também fez parte da equipe vice-campeã mundial em 1994, que foi derrotada por Cuba na final do torneio. Moser teve uma carreira marcada por lesões e precisou passar por quatro cirurgias durante a trajetória profissional. A medalhista, no entanto, sempre mostrou muita
resiliência para voltar a atuar em alto nível.

 

(*) Com informações do GE