(Foto: Celso Maia/Portal AM1)
Manaus (AM) – Em Manaus, mais de 200 mil idosos estão habilitados a votar, neste domingo (27), e ajudar a decidir quem assumirá a prefeitura da capital pelos próximos quatro anos, conforme dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para compreender as expectativas dessa parcela da população, o Portal AM1 foi às ruas no dia do 2º turno das eleições municipais para ouvir as principais demandas da população idosa para o futuro mandato, que terá início no dia 1º de janeiro de 2025.
Entre as opiniões registradas, questões como mobilidade urbana e transporte público foram temas recorrentes.
A aposentada Mary Rose destacou o “respeito” como elemento essencial para a próxima gestão municipal.
“Respeito nos ônibus e conduções. Os motoristas não querem que a gente entre pela frente para facilitar a nossa saída. Há necessidade de calçadas e de aumento na frota de ônibus. Não temos ônibus. Nos dias de sábado e domingo, eu não saio porque não tem ônibus”, afirmou Rose.
Nelson Jesus, também aposentado, reforçou a importância do transporte público e chamou a atenção para o papel da prefeitura em investir na mobilidade urbana e na infraestrutura da cidade.
“O idoso precisa de mais atenção nas áreas da saúde, mobilidade urbana e infraestrutura. Tudo isso é competência de um prefeito que possa ser eleito agora […] Eu gostaria que o próximo prefeito melhorasse ainda mais. Nós, idosos, deixamos de ter pequenos privilégios que deveriam ser direitos do idoso”, defendeu Nelson.
Nelson também mencionou o impacto das altas temperaturas e sugeriu melhorias no sistema de transporte.
“Nós tivemos transportes coletivos com ar-condicionado. Esse equipamento já deveria vir da empresa com energia solar. Gastaria muito menos e teria condições para o clima em que vivemos, de 40ºC. Então, esse é meu alerta para o próximo prefeito: que olhe para a área da saúde e da educação também”, completou.
Outro ponto destacado foi a saúde, conforme o aposentado professor Gomes, que apontou um descaso com o setor e com o transporte público.
“O prefeito deveria dar prioridade aos idosos, principalmente em relação aos ônibus, que estão muito precários. O idoso precisa, com urgência, de mais tranquilidade para se locomover, especialmente os cadeirantes, que não têm nenhuma visibilidade. O prefeito eleito precisa melhorar essa questão dos ônibus. Nossa capital é muito quente, uma das mais quentes do Norte. Aqui, o clima é quente e úmido, então é necessário que haja um transporte de qualidade”, disse Fernandes ao AM1.
LEIA MAIS:
- Quando sai o resultado do segundo turno das eleições 2024?
- David Almeida destaca confiança para vencer 2° turno das eleições em Manaus
- Saiba o que pode ou não pode ser feito no dia da votação no 2º turno das eleições





