Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Militares com mandatos eleitos na Aleam enaltecem Omar Aziz

Cabo Maciel e Comandante Dan parabenizaram Omar pela homenagem na Aleam, mesmo sendo de partidos de oposição.

Militares com mandatos eleitos na Aleam enaltecem Omar Aziz

Cabo Maciel posa em foto com senador Omar Aziz e Comandante Dn profere discurso enaltecendo Omar (Fotos: Reprodução/Instagram/Cabo Maciel e Tv Aleam)

Manaus (AM) – Com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) cheia, o senador Omar Aziz (PSD) recebeu o título de Cidadão do Amazonas nesta segunda-feira (18) e contou com o elogio de figuras políticas – muitas do próprio parlamento. Ele também foi reconhecido pelo seu papel na segurança pública do estado, enaltecido fortemente por dois, dos três, militares eleitos deputados na Aleam.

Cabo Maciel

O deputado estadual Cabo Maciel é do Partido Liberal (PL), mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem o senador Omar fez uma forte oposição. No entanto, mesmo que de legendas com ideais diferentes, Maciel não se privou de ceder elogios ao homenageado do dia.

Além disso, ainda chegou a parabenizar o deputado estadual João Luiz (Republicanos) e classificou o parlamentar como um olhar de “águia que sobrevoa o Amazonas, pois teve o olhar certeiro” por ter proposto na Casa Legislativa o projeto em que daria o título de cidadão amazonense ao senador.

“Cumprimentar o senador Omar, parabenizar pela justa homenagem como um bom amazonense que sempre foi e muito fez pelo seu povo. Falar aqui que vivi no seu governo e que presenciei as suas ações, firme, sempre muito firme. Vivi como deputado na Aleam e pude presenciar o senhor como grande gestor que foi no seu governo. Como senador, nunca tive dúvida que o senhor continuaria fazendo grande destaque ao Amazonas”, disse Cabo Maciel.

Eleito deputado estadual em 2010, mesmo ano em que Omar Aziz também assumiu o governo estadual, Cabo Maciel já está no seu quarto mandado seguido na Aleam e é presidente da Comissão de Educação e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

Em 2022, o seu partido lançou a chapa em que apoiava Coronel Menezes (PL) à vaga ao Senado, principal oponente de Omar, no entanto, foi derrotado por Aziz.

Cabo Maciel terminou sua fala de reconhecimento ao dizer: ” O senhor [Omar] pode sempre contar com o Cabo Maciel nessa Casa [Aleam]”.

“Quero fazer destaque à AM-010, artéria importante que necessitamos para o  Baixo Amazonas e que, hoje, o senhor e o governador Wilson Lima ‘está’ [sic] resolvendo problema de quase 60 anos de existência. Hoje tenho satisfação de continuar trafegando na AM-010 e com segurança através dos recursos que o amigo capitaneou. Por isso, senador Omar, merecido o título de cidadão amazonense. Aleam só está reconhecendo o seu trabalho ao povo amazonense. Quero dizer que o senhor pode sempre contar com o Cabo Maciel nessa Casa”, completou o parlamentar.

Comandante Dan

Também apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, outro militar que abrilhantou a homenagem de Omar foi o Comandante Dan (Podemos), que também parabenizou João Luiz por ter reconhecido o papel do senador ao Amazonas.

Antes de entrar para cargos políticos, Dan Câmara foi comandante da Polícia Militar durante a gestão de Eduardo Braga. Na época, Omar Aziz era vice-governador e estava à frente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

“Tê-lo aqui, hoje, é uma honra. Eu tive o privilégio de estar operando sob seu comando [da Polícia Militar] e, ao assumir esse comando e deixar a Polícia Militar, o senhor me deixou a missão de constituir a estratégia estadual de segurança pública para faixa de fronteiras e divisa. Também de apresentar uma proposta de reorganização da Secretaria de Segurança Pública”, disse Dan.

Dan ressaltou os papéis que ele e Omar Aziz fizeram juntos, como “viria nascer o Ronda do Bairro”; inclusive, Dan é o presidente da Comissão de Segurança Pública na Aleam e reconheceu o contínuo papel do ex-governador na segurança pública estadual.

“Hoje, me alegra ouvir e ver as suas ações voltada para a segurança pública, a maneira enérgica que defende o envolvimento das Forças Armadas, da Polícia Federal nas regiões de fronteiras. Também a proposta de criação da polícia fluvial, que é extremamente relevante no Amazonas. Nós precisamos dessa voz atuando no Congresso Nacional”, completou o deputado estadual.

A fala do parlamentar faz referência à entrega de duas lanchas blindadas ao Amazonas, em parceria do governo federal, realizada pelo senador e pelo governador Wilson Lima (UB) para proporcionar mais segurança fluvial no estado.

Uma fala polêmica que Câmara disse, em seu discurso a Omar, foi a questão da BR-319, que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já havia informado que garantia planos para o avanço das obras na rodovia.

“Recentemente, eu fiz um pronunciamento convidando o governo federal a convidar a cúpula do G20 a fazer um deslocamento da BR-319 e daqui fluir até Atalaia do Norte. Quem sabe, dessa maneira, nós conseguiremos ter uma maior atenção e sensibilidade real daquilo que os amazonenses passam e o Amazonas precisa, considerando que é uma necessidade”, frisou Dan.

Por fim, sinalizou o seu abraço a Omar, em nome da sua família, pastor Samuel Câmara, Jonatas Câmara e o deputado federal Silas Câmara (Republicanos).

E o Delegado Péricles?

Apesar de Cabo Maciel e Dan Câmara serem apoiadores de Jair Bolsonaro, os dois foram os únicos militares eleitos da Aleam a reconhecerem o papel de Omar Aziz. O único militar a não proferir fala e nem comparecer à sessão especial, foi o Delegado Péricles (PL).

Mesmo tendo comparecido à Aleam, inclusive para entregar homenagens aos profissionais de Educação Física, Delegado Péricles preferiu não dar as caras no plenário, no momento que a maioria estava no local, por conta de Omar.

LEIA MAIS: