Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Para Omar, governo Lula tem a melhor das intenções com Wilson e o Amazonas

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (14). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Para Omar, governo Lula tem a melhor das intenções com Wilson e o Amazonas

Na melhor das intenções

O senador Omar Aziz (PSD) disse, nesta quinta-feira (14), durante a entrega de duas lanchas blindadas ao Amazonas, que a parceria do governo federal com o governo estadual tem a melhor das intenções. O senador esteve acompanhado do governador Wilson Lima (UB) e o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), durante a entrega das embarcações adquiridas via convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

E o efetivo?

Em meio à entrega dos aparatos de segurança, também há a cobrança de uma convocação imediata por parte dos aprovados nos últimos concursos da Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Há demora, por parte do governo, e os aprovados pressionam. Para que essas lanchas possam melhor percorrer os rios do nosso Estado, é preciso ter bons pilotos. Como diz o ditado: quanto mais, melhor!

De vice a protagonista

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, ganhou protagonismo na passagem de comando da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Representando o governador Wilson Lima, Tadeu apresentou balanço de investimentos, com ações para melhoria na segurança pública, e destacou o prejuízo de R$ 207 milhões ao crime organizado.

Secretário, curta suas férias!

Depois que esta coluna expôs que o titular da Secretaria Municipal de Obras (Seminf) pegou carona na viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), até os EUA, não teve mais divulgação das “férias” do secretário nas redes sociais. Fique calmo, Renato. A gente entendeu que você não para de trabalhar até quando está de férias. Assim que puder, nos escreva sobre como aproveitou a América e não esqueça de mostrar as fotos no Central Park.

Eu sei o que você fez no verão passado

Em mais um capítulo dos escândalos envolvendo os serviços de limpeza pública da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus pretende contratar a Amazoncreto Construções Ltda, por R$ 91,5 milhões, para os serviços de limpeza pública. A empresa, que é especializada na construção de prédios e não tem relação nenhuma com serviços de limpeza pública, receberá quase o dobro a mais pela prestação dos mesmos serviços realizados desde 2021 – primeiro ano de gestão do prefeito David Almeida.

Não mudou nada

Depois da prisão e voltar cheio de gratidão para a Prefeitura de Borba e dizer que aprendeu a lição, Simão Peixoto (PP) parece estar tocando o terror em seus opositores. Coitado do vice-prefeito, Zé Pedro (PSD), que arrumou a canoa e veio para Manaus com medo de “apanhar”. O prefeito “lutador” diz que está arrumando a casa que o vice deixou uma desordem. Zé alega perseguição política e diz que vai pedir medidas judiciais. Cuidado, Peixoto, não vá se meter em mais encrenca.

Ei, deputado, aqui tem uma arena!

Com uma Arena da Amazônia em casa, Saullo Vianna quer se juntar aos 46 deputados federais no Rio de Janeiro. Pelo menos é o que parece, afinal, o parlamentar do Amazonas, agora, está preocupado com a interdição do estádio de São Januário, que já dura 80 dias. Saullo foi, inclusive, pedir ao ministro Gilmar Mendes a liberação do campo do cruz-maltino. De bônus, entregou uma camisa do Vasco e posou para fotos com o ministro. Deputado, da próxima vez, por favor, leve uma camisa de um time do Amazonas. A gente agradece!

Em benefício da classe A

O deputado Carlinhos Bessa (PV) propôs a criação de novas opções de comércio nos aeroportos do Amazonas, como a abertura de novas lojas, restaurantes e quiosques que representam a rica cultura e produtos locais. Acontece que os valores praticados pelo comércio nos aeroportos da região são acima do valor de mercado e beneficiam apenas a elite. Vai propor baixar o preço da coxinha ou está mais interessado no lucro do empresário, deputado?

Foi justo?

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (14), para a condenação de 17 anos de prisão a Aécio Lúcio Costa Pereira – primeiro réu julgado pelos atos de invasão à Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro deste ano. A esta coluna, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) avaliou a condenação como “extremamente desproporcional” e uma “demonstração de poder de vingança e uma tentativa de intimidar a população”.

Eu digo ‘não’

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) foi o único parlamentar do Amazonas a dizer ‘não’ à minirreforma eleitoral, que afrouxa regras nas próximas eleições. Para ele, a minirreforma – que teve o texto aprovado por 367 votos na Câmara dos Deputados – facilitará a compra de votos nas próximas eleições.

 

Leia mais no Portal Amazonas1

Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

 

Adriana Albuquerque (comercial)

(92) 99183-3436

 

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI