Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Ministério do Meio Ambiente busca ampliar as áreas protegidas na Amazônia

Ministério do Meio Ambiente busca ampliar as áreas protegidas na Amazônia

O projeto, que começará a ser implantado, de fato, no segundo semestre, faz parte da terceira fase do programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e busca, dentre outras coisas, consolidar e ampliar o Sistema de Áreas Protegidas da Amazônia em 60 milhões de hectares. (Foto: Reprodução/ Aleam)

O auditório Senador João Bosco de Lima, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi palco, nesta terça-feira (30), para a realização de uma consulta pública presencial do Ministério de Meio Ambiente (MMA) aos documentos de gestão socioambiental de povos indígenas do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.

A consulta pública foi mediada pelo coordenador de Fomento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) do MMA, Thiago Gil Barreto Barros. Ele explicou que o projeto, que começará a ser implantado, de fato, no segundo semestre, faz parte da terceira fase do programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e busca, dentre outras coisas, consolidar e ampliar o Sistema de Áreas Protegidas da Amazônia em 60 milhões de hectares.

O evento foi direcionado aos segmentos da sociedade com interesses no projeto, em especial aos representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) com atuação na Amazônia junto aos povos indígenas, bem com lideranças de associações e organizações indígenas. Na oportunidade, eles fizeram sugestões de alteração para a melhoria do documento.

Thiago Barros observou que a consulta pública foi de  fundamental importância, para que, quando posto em prática, o projeto esteja alinhado com as necessidades da região. Ele justificou que o evento aconteceu em Manaus por conta da facilidade de mobilização e logística aos diversos parceiros que residem em outros estados do Norte. “Aqui a gente consegue reunir um grande número de atores sociais”, enfatizou o analista ambiental do MMA.

Fonte: Aleam