Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Ministério garante que Manaus será uma das prioridades do novo ‘Mais Médicos’, diz Semsa

Secretária e outros representantes da Semsa Manaus participaram de reuniões em Brasília

Ministério garante que Manaus será uma das prioridades do novo ‘Mais Médicos’, diz Semsa

Semsa Manaus em Brasília (Foto: Divulgação)

Brasília (DF) – Manaus e demais localidades da região Norte estão entre as prioridades do governo federal no relançamento do programa “Mais Médicos para o Brasil”. A garantia foi dada pela equipe de gestão da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), nesta quinta-feira (23), em Brasília (DF), em reunião com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e os subsecretários da pasta, Djalma Coelho e Nagib Salem.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, participou de uma reunião com a equipe de gestão da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), na quinta-feira (23), em Brasília (DF). Também estiveram presentes os subsecretários da Semsa, Djalma Coelho e Nagib Salem.

Na capital federal, os gestores da Semsa participaram de reuniões no Palácio do Planalto e Ministério da Saúde ao longo da quinta-feira. Eles apresentaram um panorama da saúde municipal ao novo governo.

A retomada do programa “Mais Médicos para o Brasil”, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira (20), foi uma das principais pautas abordadas, em função do fim de ciclos do programa anterior e o receio da escassez de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus. Também estiveram na pauta temas como infraestrutura das unidades e recursos para obras na área da saúde.

Semsa Manaus em Brasília. ( Foto: Divulgação)

“Nossa intenção foi mostrar a toda equipe do Ministério da Saúde e da Presidência da República as dificuldades que vivenciamos na Região Norte”, explicou Shádia, que foi recebida pelo secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano; pelo assessor da Saps, Wellington Pereira; e o assessor Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo.

Conforme a Semsa, Manaus acolhe em sua rede 53% da população de todo o Amazonas e tem, atualmente, 211 UBSs. Ao governo federal, Shádia destacou a necessidade de ter um número adequado de médicos.

Segundo o assessor da Saps, Wellington Pereira, o edital do novo programa será lançado na próxima semana, e a Região Norte será bem atendida.

“O ministério já havia monitorado essas demandas e a gente sabe das dificuldades da Região Norte. Nesse exato momento nossa equipe está preparando o edital do programa, que será divulgado semana que vem, e sem dúvida Manaus e toda a Região Norte terão atenção prioritária”, afirmou.

(*) Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: