
Manaus – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) está investigando a suspeita de pagamentos de diárias e plantões não realizados por médicos cirurgiões vasculares pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). O ex-secretário de Saúde Wilson Alecrim, preso na Operação Custo Político, está sendo investigado junto com os sócios administradores da União Vascular de Serviços Médicos (Univasc).

(Foto: Valdo Leão/Secom)
O alvo da 78ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público é o contrato 066/2011, para prestação de serviços médicos especializados em cirurgia vascular em quatro unidades de saúde: no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, no SPA Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Segundo o procurador Ronaldo Andrade, além da suspeita de pagamentos de plantões e diárias que não foram realizados, está sendo investigada a ausência de médicos cirurgiões vasculares no momento das inspeções realizadas pelo MP-AM e pelo Ministério Público de Contas (MPC).
Em setembro, uma paralisação dos médicos após o fim de um contrato com o governo deixou sem assistência pacientes em hospitais da capital amazonense. Um dos principais motivos da paralisação era que os médicos estavam sem receber salários há quase cinco meses, numa dívida do Estado com a Univasc de R$ 3,4 milhões.
Ex-secretário está preso
Wilson Alecrim está preso no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDP 2) desde a última quarta-feira, quando foi deflagrada a Operação Custo Político, que investiga a participação de agentes públicos em esquema de propina que desviou cerca de R$ 20 milhões em recursos destinados à Saúde pública do Amazonas.
Entre os alvos da PF estavam ex-secretários de Estado, como Raul Zaidan (Casa Civil), Pedro Elias (Saúde) e Evandro Melo (Administração).
A defesa de Alecrim pediu à juíza da 4ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Ana Paula Serizawa, a prisão domiciliar do ex-secretário. O motivo é a necessidade de tratamento de câncer de próstata.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.