Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Brasil

Monumento histórico de Salvador fica destruído após incêndio

Incêndio aconteceu na tarde deste sábado na capital baiana

Monumento histórico de Salvador fica destruído após incêndio

Um incêndio consumiu na tarde de hoje, 21, uma das obras de arte mais conhecidas da capital baiana, o Monumento à Cidade de Salvador, também chamado de Fonte da Rampa do Mercado Modelo.

Os bombeiros foram acionados às 15h46, mas não houve tempo de evitar a destruição. Não houve vítimas, e as causas do fogo são desconhecidas no momento.

A obra se localizava em um dos pontos de maior movimentação de turistas na cidade de Salvador, perto do Elevador Lacerda. Do monumento, restou apenas a estrutura de metal. Vídeos feitos por moradores lamentando o ocorrido deixam claro como a escultura era uma referência para a população.

O monumento, concebido em 1970 pelo artista plástico baiano Mario Cravo Júnior, foi construído, inicialmente, de fibra de vidro, em caráter experimental. A intenção era substituir por concreto armado, o que acabou não sendo feito.

Segundo os bombeiros, não há como saber o motivo do início do fogo na obra, de 16 metros de altura. Quando erguida, ela tinha a função de escultura e fonte luminosa. 

Prefeitura anuncia reconstrução

Após o incêndio, o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto lamentou profundamente a destruição do Monumento à Cidade de Salvador, localizado no Comércio e determinou que a Fundação Gregório de Mattos (FGM) reconstrua a obra originalmente feita por Mário Cravo. “A família de Mário Cravo vai doar à Prefeitura o projeto original e vamos reconstruir”, anunciou.

Além disso, a Prefeitura destacou que está à disposição dos bombeiros e da polícia para auxiliar nas investigações sobre as causas do incêndio. 

 

(*) Com informações do UOL