Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Moradores fecham ruas e ateiam fogo em pneus: ‘prefeitura nos abandonou’

Os manifestantes bloquearam as ruas para pedir asfaltamento e saneamento básico da prefeitura municipal.

Moradores fecham ruas e ateiam fogo em pneus: ‘prefeitura nos abandonou’

(Foto: Bruno Pacheco/ O Login da Notícia)

Itacoatiara (AM) – Os moradores do bairro Santo Antônio, em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), protestaram na tarde desta segunda-feira (26) para pedir asfaltamento e saneamento básico da prefeitura municipal. Os manifestantes chegaram a atear fogo em pneus e interditar trechos das ruas Beija-Flor e Abdon Mamede, na região.

O ato iniciou por volta de 14h30, com as extremidades das vias sendo bloqueadas. Vídeos compartilhados pela população nas redes sociais mostram uma intensa fumaça preta vindo da localidade. Nas imagens, é possível observar a situação precária das vias.

 

Segundo os moradores, as ruas do bairro ficam praticamente intrafegáveis quando chove e em dia de sol, a poeira também causa constrangimentos, levando até mesmo doenças para as pessoas. Além disso, a população reclama do forte odor de esgoto a céu aberto.

“Já estamos cansados de ir na secretaria [de Infraestrutura] e eles dizem que vêm, mas não aparecem. Em frente à minha casa é água de esgoto, uma podridão. Quando faz sol, dá muita poeira e quando chove, é lama. Fica difícil nossa situação”, disse Nilda, que vive com a família na região.

Abandono

Segundo a aposentada Maria Rosinei, o abandono do bairro dura há, pelo menos, um ano. As crateras das ruas já causaram diversos acidentes, ainda de acordo com a moradora. “Tem crianças nessa rua toda e o prefeito não vê isso. Quando chegar no tempo do Fecani [Festival da Canção de Itacoatiara], o pessoal vai andar em cima do que? De urina, de fezes?”, questiona.

“O tempo de política está chegando e é quando eles se ‘envergam’. Demora ele está aqui na porta das pessoas para pedir voto”, criticou Maria Rosinei.

A aposentada afirmou, ainda, que muitos comércios da rua Beija Flor tiveram que fechar as portas por conta da grande quantidade de poeira da via de barro. “As pessoas não vêm nem comprar. Quem é que vai comprar comida aqui? O fedor incomoda, a poeira atrapalha”, lamenta.

(*) Com informações do portal O Login da Notícia

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra

 

LEIA MAIS:

Mário Abrahim nega subprefeitura e secretarias fantasmas em Itacoatiara

Mário Abrahim é alvo do TCE ao gastar R$ 16 mi com empresas fantasmas

Ex-gestor de saneamento básico de Itacoatiara é multado em R$ 782 mil