Manaus, 7 de dezembro de 2024
×
Manaus, 7 de dezembro de 2024

Cidades

Moradores do Mauazinho 2 fazem apelo após cinco dias sem água

A falta de água tem causado transtornos generalizados, afetando desde as necessidades básicas até a saúde dos moradores.

Moradores do Mauazinho 2 fazem apelo após cinco dias sem água

Falta de água no Mauzinho - Foto: Celestino/AM1

Manaus (AM) – Os moradores do bairro Mauazinho 2, na zona Leste de Manaus, estão há cinco dias sem abastecimento de água e fazem um apelo por uma solução urgente para o problema. O Portal AM1 foi até uma das comunidades do bairro neste domingo (24) e constatou que a falta de água tem causado transtornos generalizados, afetando desde as necessidades básicas até a saúde dos moradores.

Natalina, moradora da rua Ernesto Henrique, relatou que a concessionária Águas de Manaus tem enviado caminhões-pipa para amenizar a situação, mas o abastecimento não atende toda a comunidade.

“Quando o carro entra na comunidade, o pessoal já pega lá na frente e pra cá, para a rua Ernesto Henrique não chega, mas a conta tá aqui. Toda casa tem contador e isso é uma injustiça que estão fazendo. Pagamos nossas contas e não vamos nos calar”, afirmou.

Moradores do Mauazinho sem água - Foto: Celestino/AM1

Moradores do Mauazinho sem água – Foto: Celestino/AM1

A crise também tem afetado a saúde da população. Uma moradora contou que adoeceu ao carregar baldes de água durante a madrugada para suprir suas necessidades diárias.

“Amanheci toda inchada de carregar baldes da caixa d’água até minha casa, às 3h da madrugada. A caixa d’água fica longe da minha casa”, relatou.

Em busca de alternativas, outra moradora decidiu cavar um poço artesiano em casa para lavar roupas. “Para beber ainda não pode. A gente precisa de água, somos seres humanos”, desabafou.

O problema também prejudica idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais, como um morador que falou com a reportagem e relatou viver com diabete.

Caminhão-pipa não consegue abastecer o Mauazinho 2 - Foto: Celestino/AM1

Caminhão-pipa não consegue abastecer o Mauazinho 2 – Foto: Celestino/AM1

Transtornos no cotidiano

Além das dificuldades domésticas, os moradores relatam que escolas estão fechadas, roupas se acumulam sem lavar e muitos dependem da chegada de caminhões-pipa para conseguir água. Ainda assim, o abastecimento é insuficiente para atender a todos.

A concessionária Águas de Manaus informa que realiza uma manutenção mecânica emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Mauazinho. A empresa reconheceu que a manutenção afeta temporariamente o fornecimento de água para as áreas atendidas pela unidade e afirmou “estar trabalhando para restabelecer o serviço o mais rápido possível”.

Veja a nota da Água de Manaus:

Print/Instagram

Print/Instagram

 

Confira a live:

Moradores do Mauazinho ainda estão sem água

Publicado por Amazonas1 em Domingo, 24 de novembro de 2024

 

LEIA MAIS: