Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Moradores reclamam de precariedade em rua no Cidade de Deus e cobram prefeitura

Em dias de chuva, as crianças não podem ir para a escola devido ao alagamento na rua, conforme contaram os moradores ao Portal AM1

Moradores reclamam de precariedade em rua no Cidade de Deus e cobram prefeitura

Foto: Antônio Mendes/Portal AM1

MANAUS, AM – Alguns moradores da travessa Santa Marta, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, denunciaram ao Portal Amazonas1 as condições precárias em que são obrigados a viver, devido à falta de infraestrutura e assistência na via. Sem asfaltamento, a população perdeu o direito de ir e vir com segurança e tranquilidade.

A reportagem foi até o local e conversou com o senhor Airton Belém, que mora nesta rua. Segundo ele, faz tempo que a via não recebe asfalto e, quando chove, a situação fica ainda pior para os moradores. Próximo ao local existe um igarapé, que semanas atrás, quase transbordou.

“A água vem lá de cima, ela passa aqui e alaga, alaga a casa da vizinha aqui, então fica impossível de a gente sair daqui por causa da alagação. A água vem quase 20 centímetros. A gente que quer sair de carro, de moto, não consegue por causa disso”, reclamou.

Leia mais: Mãe e filha são encontradas mortas dentro de casa; ex-namorado da mãe é suspeito

Morador da rua Santa Marta, Airton Belém. Foto: Antônio Mendes/Portal AM1

De acordo com o morador, os problemas tornam a rua impossível de transitar, principalmente por quem é idoso, deficiente físico e criança.

“Temos até vídeo de que quase transborda a água aqui. Chegou a faltar cinco centímetros para transbordar, alagar as casas aqui. Fizeram um rip-rap aí atrás, mas fizeram só a metade, não chegaram aqui até o final. Então, nossa situação é essa aqui. É impossível de a gente transitar aqui, tem pessoa deficiente aqui, nós temos crianças e as crianças não podem nem ir para aula por causa disso!”, disse.

A reportagem solicitou ao morador o registro feito das chuvas no local. Pelas imagens, é possível ver que a água do igarapé, que fica próximo, sobe bastante e tem uma correnteza muito forte, causando perigo para a população. Além disso, a rua também fica totalmente alagada.

Rua Santa Marta, Cidade de Deus. Foto: Antônio Mendes/Portal AM1

Em dias de muita chuva, os moradores da área relataram à reportagem que as crianças não vão para a escola.

Outro morador, Dangelo Flávio Barreto, afirmou que seus pais, dois idosos de 65 e 68 anos, têm muita dificuldade de transitar pela travessa Santa Marta. Segundo ele, a mãe se mudou há seis anos e a rua já era precária.

Morador da rua Santa Marta, Dangelo Flávio Barreto. Foto: Antônio Mendes/Portal AM1

“Eu estou morando aqui vai fazer dois anos, mas eu vim aqui para a casa da minha mãe, ela já mora aqui e vai inteirar seis anos. Ela já encontrou a rua nessa dificuldade [..] e ela já é idosa, tem 68 anos, meu pai também, tem 65, e é uma dificuldade para eles trafegarem nessa rua. E quando chove parece, assim, que vem uma enxurrada”, contou.

Além de prejudicar as crianças, que acabam não indo para a aula em dias de chuvas, devido ao alagamento na rua, os problemas na via também deixam os moradores sem o abastecimento de água potável.

“Aqui é uma calamidade! É muito doloroso a gente morar numa rua e não poder andar nela direito. Porque aqui já veio o pessoal, colocaram os postes, vieram da Águas do Amazonas, fizeram inscrição, mas só falaram que iam ajeitar a água depois que concluíssem essa rua”, contou Dangelo.

Os moradores afirmam que já procuraram a Prefeitura de Manaus e que, inclusive, agentes municipais já chegaram a ir até a área, fizeram fotos, mas nada mudou. “Eu ainda não fiz isso não. Mas alguns vizinhos aqui já procuraram tudinho [sic], mas como o vizinho aqui disse, né, que vieram, bateram foto; mas não resolveram nada ainda, até hoje!”, disse.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para relatar os problemas enfrentados pelos moradores da rua Santa Marta. Em resposta, a pasta informou que vai encaminhar a demanda ao distrito de obras da área para a equipe técnica verificar a situação e providenciar as obras.

“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura ( Seminf), vem atuando de forma célere e eficaz nas comunidades da zona Norte. O bairro Cidade de Deus, já recebeu em obras e iluminação pública em algumas ruas. Especificamente a Travessa Santa Marta, estamos encaminhando ao distrito de obras da área, para que a equipe técnica verifique a situação e providencie a obra com urgência”, desse a Seminf, em nota.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter