Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Moradores recorrem a carros-pipa para suprir falta de água em Manaus

Famílias que moram em áreas do bairro Cidade Nova relatam constante falha no serviço realizado pela concessionária Águas de Manaus

Moradores recorrem a carros-pipa para suprir falta de água em Manaus

Carro-pipa foi usado para abastecer casas devido falta de água (Foto: Rafael Moraes-Arquivo Pessoal)

MANAUS (AM) – A concessionária Águas de Manaus informou, ontem (5), que encerrou, na quarta-feira (4), o serviço emergencial que tinha como objetivo sanar o vazamento de água em uma rede de distribuição no Núcleo 15, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Moradores da área contestam e reclamam que o desabastecimento continua.

O serviço foi interrompido, na terça-feira (3), sem aviso prévio aos moradores, que foram prejudicados com a ação. A suspensão do fornecimento de água, além do Núcleo 15, atingiu outras partes da Cidade Nova.

Conforme nota da empresa, “os núcleos 2, 3, 4, 15 e 16 do bairro foram afetados pela falta do serviço durante parte do dia”.

Ainda segundo a Águas de Manaus, a partir do momento em que o vazamento não visível foi localizado, “a situação foi normalizada em poucas horas, ainda na noite de quarta-feira”.

No entanto, moradores do núcleo 12 também relataram ainda estar sofrendo pela falta de água.

Leia Mais: Intervenção no abastecimento deixa algumas zonas de Manaus sem água

Moradores contestam

Os relatos dos moradores são opostos às informações divulgadas pela empresa Águas de Manaus, que, em nota, disse que o serviço já foi restabelecido.

A autônoma Aida Lima disse que a falta de água no bairro é constante. Ela mora no núcleo 12, mas passa o dia no núcleo 15, onde faz companhia para a mãe, que precisa de cuidados.

“Tem uma cratera aqui, entre as ruas 174 e 179. Várias vezes, a Águas de Manaus vem aqui e não consegue resolver a situação. São várias equipes e eles não solucionam”, disse a moradora.

Catherine Mesquista, que mora no núcleo há 33 anos, disse que muitas famílias com crianças pequenas e idosos foram afetados. Ela fala sobre o descaso da Prefeitura na busca de uma solução para o caso.

“Uma [cratera] que foi fechada no dia 27 de dezembro e reabriu no dia 3 de janeiro, mas essa é da Seminf [Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus]. Devido à falta de água nesta semana, eles abriram uma lá perto da ponte para tentar encontrar o vazamento”, disse Catherine, referindo-se à ponte de madeira que interliga os núcleos 4 e 15.

(Foto: Rafael Moraes- Arquivo Pessoal)

Foi preciso solicitar carro-pipa para atender os moradores afetados com a falta do serviço, segundo a moradora.

“Alguns moradores ficaram sem água e, quando foi ontem, a gente conseguiu dois carros-pipa, porém a demanda foi muito grande e a gente não conseguiu distribuir água para toda comunidade”, disse.

Segundo Catherine, mesmo após a manutenção, os moradores em que as casas ficam no lado mais alto do núcleo, não têm água.

“Eles [Águas de Manaus] pediram os números das matrículas das residências que ainda estão sem água”, disse a moradora.

Leia a nota da empresa Águas de Manaus na íntegra:

Manaus, 05 de janeiro de 2023 – A Águas de Manaus informa que já corrigiu o vazamento de água em uma rede de distribuição no Núcleo 15 do bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, que causou oscilações no abastecimento em algumas áreas durante a última quarta-feira (04).

Nesta mesma oportunidade, a concessionária esclarece que não procede a informação divulgada de que 325 mil pessoas ficaram sem água no bairro Cidade Nova, pois, o serviço emergencial impactou apenas os Núcleos 2, 3, 4, 15 e 16 do bairro durante parte do dia. A partir do momento em que o vazamento não visível foi localizado, a situação foi normalizada em poucas horas, ainda na noite de quarta-feira.

A Águas de Manaus também reforça que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada nos canais oficiais: 0800-092-0195 (SAC e WhatsApp), site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.