Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Sem asfalto, esgoto e energia, os manauaras invisíveis ao poder público: ‘não entra uma coleta de lixo’

A reportagem esteve nas ruas da comunidade Rio Piorini, na zona norte de Manaus, para averiguar as denúncias dos comunitários

Sem asfalto, esgoto e energia, os manauaras invisíveis ao poder público: ‘não entra uma coleta de lixo’

Fotos: Antônio Mendes / Portal Amazonas1

MANAUS, AM – Moradores da Comunidade Rio Piorini, no bairro Terra Nova, na zona norte de Manaus, reclamaram, nessa quinta-feira (24), que há tempos estão sofrendo com a falta de infraestrutura no bairro. Entre as reclamações, estão: ruas esburacadas e sem asfalto, serviços de limpeza pública, além de energia elétrica.

A equipe de reportagem do Portal Amazonas1 esteve nas ruas Sião e da Paz e ouviu os comunitários que pedem urgência no atendimento da Prefeitura de Manaus.

Ruas Sião e da Paz, na Comunidade Rio Piorini, na zona Norte de Manaus. Fotos: Antônio Mendes / Portal Amazonas1

Para a moradora Lidiane Pessoa, 33 anos, os problemas precisam ser resolvidos, pois prejudicam a todos os comunitários. Ela reclamou principalmente das ruas esburacadas.

“A situação da comunidade é que o saneamento básico que está faltando. Você pode perceber que já colocaram os postes, só que ainda não vieram com a iluminação pública, a gente não tem aqui. À noite, tanto para quem anda a pé ou tem um veículo, tem dificuldade, porque fica uma parte escura. Aqui não entra uma coleta de lixo, fica lá em cima e, muitas das vezes, temos que nos deslocar daqui lá para cima, os cachorros rasgam, nem sempre dá para ir lá em cima”, disse a moradora.

Leia mais: Denúncia: população reclama de buracos, esgoto e alagação nas ruas da zona Norte de Manaus

Lidiane também reclamou sobre a falta de asfalto e, quando chove, ela disse que a situação fica ainda pior e atrapalha inclusive de levar as crianças para a aula.

Outra coisa é o asfaltamento, que a gente está precisando muito, pelo menos quem tem veículo, aqui, tem uma certa dificuldade e também tem o prejuízo; quebra o amortecedor, então a gente tem muita dificuldade. Quando chove, aqui, aí que fica muito ruim para passar com criança para ir para a escola, comprar um pão e se locomover, fica muito ruim. É uma dificuldade muito grande para passar aqui”, disse a moradora à reportagem.

Além de todos os problemas relatados pela moradora, na comunidade existe um igarapé que, quando chove muito na cidade, transborda e alaga todas as casas do local.

Sobre as faltas de asfaltamento e de coleta de lixo, a reportagem solicitou informações das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Pública (Semulsp). A empresa Amazonas Energia também foi consultada a respeito da instalação dos postes e da não prestação do serviço de iluminação pública e aguarda as informações sobre quando os serviços serão ofertados à comunidade.

Coleta de lixo

Em questão da coleta de lixo, a Semuslp recebeu a denúncia encaminhada ao AM1 disse que vai mandar uma equipe de fiscalização até o local “para checar o caso e sanar o problema

Iluminação Pública

Quanto a iluminação pública, a empresa Amazonas Energia disse que a rua Sião já está atendida com baixa tensão. Um trecho do projeto está previsto para ser executado no próximo dia 13 de março. Já a rua da Paz, a companhia da rede elétrica disse que não foi localizada e que os moradores não souberam informar a localização exata para o serviço técnico.