Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cidades

Morre primeira paciente com ‘doença da urina preta’ no AM

A mulher estava internada desde a sexta-feira (27) no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara

Morre primeira paciente com ‘doença da urina preta’ no AM

ITACOATIARA, AM – Morreu na madrugada deste sábado (28), Maria de Nazaré, 51, vítima de rabdomiólise, síndrome associada à “doença da urina preta”. A paciente estava internada desde a sexta-feira (27) no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

A morte foi confirmada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A mulher morava na Vila Novo Remanso, na zona rural da cidade.

Ao todo, são 26 casos notificados de rabidomiólise, sendo 24 de Itacoatiara, um de Caapiranga e um de Manaus. Há suspeita de que os pacientes possam ter contraído a doença após terem ingerido peixes.

Leia também: FVS confirma: ‘doença da urina preta’ registra primeiro caso em Manaus

A FVS-RCP, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), enviou na quinta-feira (26/08) uma equipe técnica para monitorar o surto de rabdomiólise no município. Os técnicos seguem atuando na investigação do surto no local e dando suporte às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (Semsa/Itacoatiara).