Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Morte de Gilberto Mestrinho completa 12 anos nesta segunda

Gilberto foi por três vezes governador do Amazonas, senador e prefeito de Manaus e morreu aos 81 anos, em 19 de julho de 2009

Morte de Gilberto Mestrinho completa 12 anos nesta segunda

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – A morte do político amazonense Gilberto Mestrinho completa 12 anos nesta segunda-feira (19). Gilberto ficou bastante conhecido no meio político pelo codinome de “Boto Navegador”, por fazer menção em suas campanhas eleitorais ao animal amazônico e lendário.

Gilberto foi por três vezes governador do Amazonas, senador e prefeito de Manaus e morreu aos 81 anos, em 19 de julho de 2009. Mestrinho tinha  insuficiência renal crônica, mas morreu por complicações cardíacas.

A data da morte do parlamentar passou desapercebida por velhos “caciques políticos” e apoiadores do “Boto”. Apenas o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) foi às redes sociais falar sobre os feitos do ex-governador do Amazonas.

Leia mais: Após concluir tratativas políticas em Manaus, Amazonino volta para SP

“Há 12 anos, Gilberto Mestrinho nos deixava. Na nossa taba, sem dúvida, ele foi o político mais expressivo da segunda metade do século XX. Registro com ternura a saudade que sinto por não mais conviver com sua sabedoria e amizade. Adiante, fomos colegas de senado. Inteligente, sagaz, organizado, competente, trabalhador, Gilberto Mestrinho é, sobretudo, alguém talhado para ocupar lugar de honra na trajetória histórica de nosso Estado. Sua fé e resiliência me ensinaram muito. Grande Gilberto!”, escreveu Neto na publicação.

Gilberto também ficou conhecido por um jingle feito para uma campanha eleitoral, o “Feitiço do Boto Navegador”, interpretado pelo levantador de toadas e hoje deputado estadual, Tony Medeiros. Confira um trecho da letra do jingle:

“Pelo rio um caboclo navega sem medo
Ô, ô, ô, ô
Vê arara, uirapuru, boto, tucunaré
É, é, é, é
Minha terra é tudo o que se imaginar
Das florestas, das lendas encantar
Tanta vida nos braços do meu rio-mar

Amazonas

Apontou o rumo certo, vamos navegar
Ô, ô, ô, ô
No feitiço do boto navegador
Gilberto, ô, ô, ô
Mestre comandante, meu Governador”

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.